Animais silvestres são achados mortos em Rio Claro (SP) e suspeita é de caça ilegal para consumo

Animais silvestres são achados mortos em Rio Claro (SP) e suspeita é de caça ilegal para consumo
Carcaça de animais silvestres são encontradas na zona rural de Rio Claro. — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV

Vários animais silvestres estão sendo encontrados mortos perto do Rio Corumbataí, em Rio Claro (SP). A suspeita é que eles estejam sendo caçados ilegalmente para o consumo humano.

Vídeo: Animais silvestres são encontrados mortos perto do Rio Corumbataí em Rio Claro.

A Polícia Ambiental diz que tem feito patrulhamento para flagrar irregularidades. 

Ponto de descarte de carcaça
 
Na estrada rural que liga Rio Claro ao distrito de Batovi, encontrar urubus está cada vez mais comum. O local virou ponto de descarte de carcaça de capivaras e até de macacos.

O produtor rural Fábio Eduardo do Nascimento sempre passa pela região e registrou alguns casos.

“Encontra cabeça, couro, inclusive outros animais que caem nessa armadilha. É muito bicho para um dia só para ser descartado”, disse. 

O produtor rural Fábio Eduardo do Nascimento encontrou carcaças de vários animais em Rio Claro. — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV

Em dois casos, as carcaças foram encontradas perto de estradas asfaltadas. “Eles estão descarnando, acredito que para consumo humano. Não estamos tendo patrulhamento, precisa ter mais fiscalização”, afirmou Fábio. 

Polícia Ambiental fiscaliza
 
A Polícia Ambiental alerta que matar qualquer espécie de animal silvestre é crime e quem for flagrado pode pagar multa e responder a processo na Justiça.

O tenente da polícia ambiental Daniel Jatobá. — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV

“Na esfera criminal vai responder pelo crime ambiental de caçar ou matar. Na esfera administrativa, ele vai sofrer uma multa de R$ 500 ou R$ 5 mil se o animal for ameaçado de extinção. Na esfera civil vai ter que fazer a recomposição dos danos. A Polícia Ambiental tem feito patrulhamento na região diuturnamente para coibir esse tipo de infração”, afirmou o tenente da polícia ambiental Daniel Jatobá. 

Para fazer denúncia na região de Rio Claro basta ligar para o telefone (19) 3522-1260.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.