Animal é resgatado do mar após suspeita de prática de farra do boi em Bombinhas, SC

Animal é resgatado do mar após suspeita de prática de farra do boi em Bombinhas, SC
O boi foi encontrado dentro do mar na Praia do Cardoso, no bairro Zimbros.(Foto: Divulgação / Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas)

Um boi foi resgatado do mar de Bombinhas na tarde desta quarta-feira. A Polícia Militar foi acionada por meio de denúncia da prática de farra do boi, na Praia do Cardoso, no bairro Zimbros.

A Polícia Militar solicitou auxílio do Grupo de Operações e Resgate (GOR) e da Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), para resgatar o animal que estava no mar. O boi não apresentava ferimentos e foi levado para avaliação veterinária. Não foi encontrado nele brincos de identificação para bovinos.

Quando os policiais chegaram ao local, nenhum suspeito da prática foi identificado. Segundo o diretor de fiscalização da Famab, Rodrigo José Rosa, o número de casos de animais utilizados para a prática criminosa aumenta nesta época do ano no Estado por conta do período da Quaresma.

– Na semana passada tivemos um caso de um caminhão suspeito de transportar um animal para farra do boi. Ele foi interceptado e o boi foi resgatado – diz Rodrigo.

É crime

A farra do boi é considerada crime pela Lei de Crimes Ambientais, Lei Federal nº 9.605/98. A pena vai de três meses a um ano de detenção. Os praticantes alegam ser uma herança cultural de pescadores portugueses e, por isso, o município de Governador Celso Ramos tentou regulamentar a “brincadeira do boi” em 2007. Meses depois, o Pleno do Tribunal de Justiça de SC acatou um pedido do MP-SC e considerou a lei inconstitucional.

Como denunciar

Caso você presencie ou saiba de uma farra do boi, procure os seguintes canais para informar as autoridades:

– Polícia Militar – 190

– Polícia Civil – 181

– Ministério Público – www.mpsc.mp.br/atendimento-ao-cidadao/denuncie​

Por Adriano Lins

Fonte: NSC Total


Nota do Olhar Animal: É bastante estranho que raramente ocorre a prisão de farristas, uma prática que comumente reúne dezenas de pessoas.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.