Apesar das críticas, Canadá segue em frente com leilão para primeira caçada aos elefantes por marfim no Botsuana

Apesar das críticas, Canadá segue em frente com leilão para primeira caçada aos elefantes por marfim no Botsuana
Foto: Ondrej Prosicky / Shutterstock

Ninguém precisa de marfim, a não ser o animal que nasceu com ele. Os humanos não precisam das presas de elefantes nem dos chifres de um rinoceronte. No entanto, continuam a sentir que têm direito a tê-los, e fazem de tudo  para comprá-los. O comércio de marfim opera por causa de caçadores e caçadores furtivos que matam brutalmente elefantes na natureza selvagem, o que deixa filhotes órfãos e assustados e leva esses gigantes majestosos à extinção.

A CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção) proibiu o comércio internacional de marfim de  elefantes africanos em 1989, mas ainda existem vendas aprovadas e os governos às vezes permitem importações de animais como troféus, apesar das leis que inicialmente as proibiram.

Por dois anos, a organização Ivory-Free Canada Coalition, composta pela Humane Society International/Canadá, o Instituto Jane Goodall do Canadá, o World Elephant Day, a Elephanatics e a Global March for Elephants and Rhino-Toronto pedem ao governo federal que “proíba a importação, venda doméstica e exportação de todo marfim de elefante, incluindo troféus de caça”, relatou a HSI ao One Green Planet.

Mas, apesar de suas petições e das realidades brutais e conhecidas do comércio de marfim, o Canadá vai leiloar a primeira caça a elefantes no Botsuana.

No ano passado, o presidente do Botsuana, Mokgweetsi Masisi, suspendeu a proibição da caça aos elefantes instalada seis anos antes. O Canadá não devia promover, tolerar ou financiar diretamente tal crueldade. O vice-diretor do HSI Canadá nos disse: “É absolutamente espantoso que nos dias de hoje o Canadá ainda seja cúmplice do massacre de elefantes por troféus. Apelamos urgentemente o governo canadense a proibir todo o comércio de marfim de elefantes e a dar fim ao papel do Canadá em pôr essas criaturas magníficas ainda mais em risco”.

Como Fran Duthie, presidente da Elephanatics, diz, o número de elefantes de grandes presas está em declínio, e o Canadá apenas impulsiona ainda mais essa extinção ao não proibir o comércio de marfim federalmente.

Patricia Sims, fundadora do World Elephant Day e presidente da World Elephant Society, diz: “A caça aos troféus de elefantes é atroz e precisa ser proibida em todo o mundo. Os elefantes são uma espécie fundamental, cuidadores de seus habitats e mitigadores de mudanças climáticas, com um papel importante de manter a biodiversidade. Matar elefantes acaba por destruir habitats, e o Canadá precisa tomar uma posição agora para proibir o marfim de elefantes, tanto para proteger a sobrevivência dos elefantes, quanto pela saúde de nosso planeta.”

O Botsuana abriga um terço dos elefantes da África. O lugar deveria ser um porto seguro, no qual aquela população pudesse prosperar, mas em vez disso ameaça prejudicá-los ainda mais. Assine esta petição que exige que o Botsuana reestabeleça as proteções para seus elefantes!

E, para pedir que o governo canadense proíba troféus de marfim e a caça aos elefantes, assine a petição da Ivory-Free Canada Coalition.

Para mais artigos diários sobre animais, o planeta, a vida, comida vegana, saúde e receitas, assine o boletim informativo do One Green Planet! Além disso, não deixe de baixar o aplicativo Food Monster no ​​iTunes. Com mais de 15.000 receitas deliciosas, é a maior fonte de receitas sem carne, veganas e com opções para alérgicos para ajudar a reduzir seu impacto ambiental, salvar animais e manter-se saudável!

Por fim, ter financiamento do público nos dá uma chance maior de continuarmos a fornecer a você conteúdo de alta qualidade. Considere  nos apoiar com uma doação!

Por Sharon Vega / Tradução de Alda Lima 

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.