Ativistas pelos direitos dos animais interrompem uma exibição de cavalos na Argentina

Ativistas pelos direitos dos animais interrompem uma exibição de cavalos na Argentina

No dia 2 de março de 2024, dez ativistas dos direitos dos animais invadiram a arena de uma exposição argentina de cavalos usando cartazes com slogans contra o abuso de animais, como “Não é cultura, é violência”, “Veganismo ou abuso de animais” e “Liberação dos Animais” e acabaram sendo perseguidos violentamente por cavaleiros.

Este evento foi a exposição “Nossos Cavalos” no local de feiras “La Rural” da Cidade de Buenos Aires, onde estiveram presentes 100 expositores, 3.000 criadores, 1.000 cavalos e 80.000 visitantes.

Durante a interrupção, vários dos cavaleiros começaram a perseguir os manifestantes com os seus cavalos e um deles fez com que o cavalo pisasse numa das pontas da faixa de pano que um dos ativistas arrastava enquanto corria. Como outras formas semelhantes de ativismo, este acabou com os ativistas sendo agredidos fisicamente pelos participantes, ouviu-se nos alto-falantes: “Por favor, relaxem, vamos todos relaxar, não batam em ninguém, por favor, não machuquem ninguém, por favor, deixem-os ir em paz.”

Em 29 de agosto de 2019, cerca de quarenta ativistas pelos direitos dos animais invadiram uma cerimônia de premiação na Exposição Rural de Palermo daquele ano com cartazes que diziam “Parem de matar animais”, e foram afugentados e ameaçados com facões (um tipo de faca típico da Argentina). Parece que desta vez a agressão aos manifestantes não chegou a tanto.

No final de setembro de 2023, um grupo de ativistas invadiu uma exposição de habilidades gaúchas na cidade de San Miguel, em Buenos Aires, para protestar contra o abuso de animais. Em outros países, este tipo de ação é uma tática comum dos ativistas dos direitos dos animais. Por exemplo, no ano passado várias corridas de cavalos no Reino Unido foram interrompidas por ativistas, e em outros anos as touradas também foram interrompidas em vários países, como França e Espanha.

Por Jordi Casamitjana / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Vegan FTA

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.