Cachorros são abandonados por professora em rua de Vila Velha, ES

Cachorros são abandonados por professora em rua de Vila Velha, ES
Foto: Divulgação | CPI Maus-tratos

Uma professora de 66 anos foi vista abandonando dois cachorros em uma rua do bairro Riviera da Barra, em Vila Velha. O momento exato foi flagrado pela esteticista Amanda Ribeiro, de 28 anos, que conversou com a reportagem do Folha Vitória e deu detalhes do ocorrido.

Tudo aconteceu na tarde da última segunda-feira (4), quando Amanda estava voltando do mercado com sua mãe.

Foi a mãe da esteticista que a alertou sobre o que estava acontecendo no local. Elas viram um carro estacionar na rua e uma pessoa saindo do banco do carona com dois cachorros. Inicialmente, elas pensaram que poderia ser alguém indo passear com os animais, mas não foi isso que aconteceu.

Preocupada com o que poderia acontecer em seguida, Amanda pegou a chave do carro e se preparou para o que poderia acontecer em seguida.

“Saiu uma pessoa do banco do carona, ficou com os cachorros, até aí tudo bem. Achei que fosse levar para passear, mas já achei estranho a situação. Então, ela manobrou o carro na nossa frente e voltou. Abriu a porta do carona, foi embora e deixou os cachorros”.

Após serem abandonados, Amanda lembra que um dos animais chegou a correr atrás do veículo da tutora, mas não alcançou. O outro, por medo, se escondeu debaixo de um carro.

Em seguida, Amanda decidiu pegar seu carro e ir atrás do outro carro que deixou os animais na rua.

Ao se deparar com o veículo, ela disse para que a mulher no veículo voltasse e resgatasse os animais. A professora de 66 anos, então, voltou e pegou os dois cachorros que haviam sido deixados na calçada.

Foto: Divulgação | CPI Maus-tratos
Foto: Divulgação | CPI Maus-tratos

Depois da mulher levar os animais de volta, a esteticista decidiu denunciar e levar o caso à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), que apura maus-tratos contra animais.

Na tarde desta terça-feira (5), uma equipe da CPI, junto com a Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha, esteve na casa da professora, que fica no bairro Cocal, também em Vila Velha.

Para a CPI, a mulher alegou que os animais, na verdade, teriam fugido sem que ela visse, já que havia mais duas pessoas no carro.

O filho da professora esteve no local, disse que a mãe costuma pegar cachorros na rua, mas depois não consegue cuidar. A família foi avisada sobre abandono ser crime de maus-tratos e orientada a procurar uma adoção responsável.

Foto: Divulgação | CPI Maus-tratos
Foto: Divulgação | CPI Maus-tratos

Questionada sobre a ocorrência, a Prefeitura de Vila Velha enviou uma nota dizendo que a equipe de Bem-estar Animal de Vila Velha foi acionada pela CPI dos Maus-Tratos para realizar ação em conjunto sobre uma pessoa que abandonou dois cães em Riviera da Barra.

A tutora foi autuada e aceitou participar do Programa Operacional de Castração Animal (POCA) do município e se responsabilizou para manter a responsabilidade pelos cães.

Por Matheus Moraes

Fonte: Folha Vitória