Cadela morre com sinais de envenenamento dentro do próprio quintal em Loanda, PR

Cadela morre com sinais de envenenamento dentro do próprio quintal em Loanda, PR
Tutores acordaram com o animal passando mal no dia 9 de março. Foto: Divulgação

Há 10 dias, uma família do bairro Vila Nova, em Loanda, passou por momentos de tristeza e desespero ao ver sua cachorra agonizando. A tutora, que prefere não se identificar, conta que o animal, da raça pit bull, estava saudável e dentro do quintal, quando, na manhã do dia 9 de março, começou a passar mal e babar. Mesmo sem condições financeiras, a família socorreu a cadela e encaminhou a uma clínica veterinária.

A equipe médica do estabelecimento seguiu todos os protocolos possíveis em situações como essa, mas não foi possível salvar a cadela, que faleceu na manhã do dia 10 de março. Agora, ainda sofrendo pela ausência do animal de estimação, a família, que registrou boletim de ocorrência por maus-tratos a animais, pede ajuda financeira para custear as despesas com o atendimento veterinário, que ficou em R$ 855.

No atestado de óbito da cachorra, a clínica veterinária confirma que a causa da morte foi intoxicação por substância tóxica. A suspeita da família é que a pit bull tenha sido envenenada, já que, segundo eles, não é a primeira vez que animais são mortos desta forma nas proximidades. “A cachorra estava dentro do quintal e quando acordei ela já estava ruim, babando”, conta a tutora.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil, uma vizinha também relata que já teve oito gatos envenenados, em uma semana, e todos morreram. Ainda conforme o boletim, em uma casa, próximo ao local, que seria de um homem apontado como possível suspeito do crime, foi apreendida uma garrafa pet, com uma substância líquida incolor, com um pó branco dissolvido. Aos policiais, ele teria informado que seria veneno para formiga.

Segundo o delegado de Loanda, Renato Marçal Fernandes, o suspeito chegou a ser ouvido pelo delegado de plantão, mas já havia passado a situação de flagrante. No entanto, o delegado ressaltou que o caso está sob investigação e o homem deve voltar a ser interrogado em breve. “A substância apreendida será periciada para confirmar tecnicamente o seu teor. Se o crime for confirmado, ele pode ser indiciado por maus-tratos a animais, até com a possibilidade de prisão preventiva”, explicou o delegado.

Ajude a pagar a conta do veterinário

A família pede ajuda para pagar a conta do tratamento veterinário da cadela. “Pegamos dinheiro emprestado da vizinha e da minha sogra para ver se conseguia salvar ela e não conseguimos, agora temos que pagar essas pessoas”, explica.

Qualquer quantia é bem vinda e pode ser feita por meio de doação pela chave PIX CPF: 05811669909

Crime

Maltratar animais é crime, previsto em Lei Federal. De acordo com o Artigo 32 da Lei 9.605/98, que trata sobre este tipo de crime, quem pratica, fere ou mutila animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, pode receber pena de detenção, além de multa. Quando se tratar de cão ou gato, a pena será de reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

Fonte: Portal da Cidade Loanda

Como evitar novos envenenamentos de animais?

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.