veneno

Como evitar novos envenenamentos de animais?

É bastante comum que o crime de envenenamento de animais se repita na região onde já ocorreu um. O criminoso comumente é um vizinho incomodado com algum comportamento do animal e continuará a agir se achar que não sua ação não será descoberta e que, assim, ficará impune.

Para inibir novas ações do assassino, recomendamos algumas medidas:

– faça o maior alarde que puder. Quanto mais divulgação houver, maior a possibilidade de inibir novas ações do envenenador. Este crime é cometido quase que invariavelmente por pessoas da vizinhança incomodadas com algum comportamento dos animais.

Coloque uma faixa ou placa com o texto sugerido abaixo ou similar, mesmo que seja nas proximidades do local onde acontecem os envenenamentos:

PROCURA-SE ASSASSINO DE ANIMAIS
que tem agido nas redondezas

ENVENENAR ANIMAIS é CRIME FEDERAL
Lei 9605/98 – Até 1 ANO de DETENÇÃO 

DENUNCIE!

Delegacia de Polícia: (indique o endereço)

– faça a polícia marcar presença, questionando pessoas sobre o caso no local onde aconteceram os envenenamentos;

– os venenos usados são comumente vendido ilegalmente em estabelecimentos agropecuários, lojas de produtos para animais, etc. Investigue se algum na região vende produtos como chumbinho (ou o aldicarbe, seu principal componente), estricnina, etc., e denuncie o comércio à Vigilância Sanitária e à polícia;

– se houver algum jornal de bairro na sua região, ligue para eles e sugira uma pauta para a reportagem.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.