Cadela percorre 3 km com a pata quebrada para mostrar o local onde estavam seus filhotes

Cadela percorre 3 km com a pata quebrada para mostrar o local onde estavam seus filhotes
Foto: Mercury Press & Media

Com muita resiliência e resistência à dor que sofria, uma cadela da raça galgo com uma perna quebrada conduziu um médico veterinário por três quilômetros até um carro abandonado, onde ela deu à luz 10 filhotes que precisavam de ajuda.

Acredita-se que a cachorrinha tenha sido abandonada por seus antigos tutores na rua. Ela foi vista pela primeira vez em um mercado, com a pata dianteira quebrada, em Vera, no sul da Espanha.

A psicóloga Lianne Powell, 49, resgatou a cadela, que tem entre 2 e 3 anos de idade, e a levou a um veterinário local para fazer exames.

Foto: Mercury Press & Media
Foto: Mercury Press & Media

Mas depois de perceber que a cadela estava produzindo leite e perceber que ela teria dado à luz entre cinco e sete dias antes, a veterinária Ellen Sobry e Lianne começaram a procurar por seus filhotes.

Elas ficaram surpresas quando a cadela, que agora recebeu o nome de Vera em homenagem à cidade onde foi encontrada, milagrosamente levou o casal em uma caminhada de três quilômetros direto para sua pequena prole.

Ellen, 39, nascida na Bélgica, disse: “Ela tinha uma perna quebrada, estava sangrando nas costas e eu vi que ela tinha leite, então pensei ‘bem, onde estão os filhotes?”.

Foto: Mercury Press & Media
Foto: Mercury Press & Media

“Colocamos uma coleira e uma longa trela nela e a levamos de volta ao mercado. Então nós apenas a seguimos por cerca de 3km – ela sabia para onde estava indo”, disse.

“Ela nos levou até eles, foi incrível – eu não podia acreditar no que vi. Aquela cadela não nos conhecia, só a encontramos uma hora antes, então foi realmente incrível como ela decidiu confiar e nos mostrar onde eles estavam”.

Foto: Mercury Press & Media
Foto: Mercury Press & Media

A dupla filmou a caminhada e a cadela pode ser vista levando Ellen e Lianne para um carro abandonado com papelão em suas janelas antes de pular no banco do passageiro por uma porta aberta.

As mulheres então descobriram dez filhotes recém-nascidos amontoados no banco traseiro do veículo enquanto sua mãe olhava pela janela da frente.

Foto: Mercury Press & Media
Foto: Mercury Press & Media

Lianne disse: ‘Claramente, tínhamos uma decisão a tomar. Se houvesse filhotes, eles morreriam de fome lentamente, a menos que os encontrássemos. Precisaríamos da ajuda do galgo, mas não sabíamos se ela confiaria em nós o suficiente para nos levar até lá’.

“Coxeando e às vezes arrastando o gesso, ela nos conduzia pelas ruelas e estradas principais sobre os campos e por trilhas lamacentas.

“A certa altura, ficamos preocupadas que ela estivesse apenas tentando encontrar sua casa, mas depois de 3 km ela virou uma pequena trilha lamacenta e nos levou para debaixo de uma sebe espessa e para uma casa abandonada antes de atravessar o quintal e entrar em um carro.

“Lá na parte de trás estavam 10 lindos e gordos cachorrinhos saudáveis. Mentiria se não dissesse que choramos muito com o achado. No estado em que ela estava no fato de que ela conseguiu se virar sozinha e cuidar de 10 filhotes é nada menos que surpreendente.’

Foto: Mercury Press & Media
Foto: Mercury Press & Media

O sul da Espanha tornou-se notório pelo alto número de galgos abandonados devido à criação em massa para encontrar bons cães de caça.

Ellen disse que o inverno é particularmente ruim para a raça, já que muitos tutores são conhecidos por abandonar seus cães na baixa temporada e comprar novos quando a temporada de caça começa novamente.

Mas Lianne enfatizou que, embora a questão seja um problema, aqueles que criam e abandonam cães são uma pequena porcentagem e não representam a maioria das pessoas na Espanha.

Foto: Mercury Press & Media
Foto: Mercury Press & Media

Vera ainda está se recuperando de uma cirurgia na clínica veterinária Ellen Clinivet Turre e o veterinário está trabalhando com a ONG Ibizan Hound Rescue em Murcia, no sul da Espanha, para encontrar lares para os cães quando eles estiverem aptos a deixar a clínica.

A organização sem fins lucrativos, liderada pelos expatriados britânicos Diane e Brian Hughes, de 58 e 59 anos, acolhe animais de rua e trabalha para encontrar lares amorosos para eles.

Ellen disse: “Vera e seus filhotes estão ótimos e todos saudáveis. Sua perna quebrada não estava infeccionada, mas não sabemos realmente o que aconteceu, ela poderia ter sido atropelada por um carro, mas não tinha outros ferimentos, talvez alguém a chutou, mas simplesmente não sabemos – era uma fratura limpa”.

“Agora ela está se recuperando muito bem, a única coisa que ela tem que se preocupar agora é comer, alimentar seus filhotes e dormir. Ela é um pouco tímida, mas não tem muito medo.

‘Vemos mais animais perdidos todos os dias, é o fim da temporada de caça, está ruim no momento.

‘Eles não têm mais utilidade para os tutores; eles são usados ​​para caçar e quando eles diminuem a velocidade, seus tutores simplesmente os jogam fora”, completou.

Por Gabriel Pietro

Fonte: AMP via Razões Para Acreditar

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.