Casa onde foram recolhidos os cães em Divinópolis — Foto: Reprodução/TV Integração

Cães com suspeitas de maus-tratos são recolhidos dentro de imóvel em Divinópolis, MG

A Vigilância Ambiental da Prefeitura de Divinópolis recolheu no fim da tarde desta sexta-feira (1º), cães com suspeitas de maus-tratos que estavam em um imóvel. No local funcionava um bar e a situação de abandono de cerca de 20 animais, entre cachorros e gatos, vem sendo denunciada desde o início do ano. O G1 procurou a Prefeitura sobre o caso.

“Eles não têm cuidados, sem a alimentação correta, higienização correta, eles não são medicados. Eles não têm os cuidados que um animal doméstico deveria ter. Não são castrados e vão dando cria atrás de cria, tendo assim mais animais. Já procuramos os bombeiros, a Polícia Militar e a Defesa Civil, mas não tivemos sucesso até hoje, que foi flagrada a situação desses animais”, conta a vendedora Jady Siqueira.

Os cães foram levados pela Vigilância Ambiental de Divinópolis após denúncias — Foto: Reprodução/TV Integração
Os cães foram levados pela Vigilância Ambiental de Divinópolis após denúncias — Foto: Reprodução/TV Integração

A Vigilância confirmou o problema. “Nós recebemos diversas denúncias no dia de hoje que havia um cão morto e os outros se alimentavam dele. Comparecemos ao local, junto com a PM, e o proprietário autorizou a abertura do portão e constatamos que realmente existe um animal morto e outros cães. Não podemos permitir que esses animais continuem aqui, então o recolhemos e enviamos para o Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) para que recebam tratamento adequado. Posteriormente estarão disponíveis para adoção”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Erson Ribeiro.

No imóvel alvo das denúncias funcionava um bar que, segundo os, vizinhos foi desativado há dois meses. Dos cerca de 20 animais que estavam dentro do imóvel, somente os cães foram recolhidos.

Os gatos não foram levados pela Vigilância. O G1 procurou a Prefeitura, mas a assessoria não soube informar o motivo da decisão — Foto: Reprodução/TV Integração
Os gatos não foram levados pela Vigilância. O G1 procurou a Prefeitura, mas a assessoria não soube informar o motivo da decisão — Foto: Reprodução/TV Integração

O G1 procurou a Prefeitura para saber o motivo de apenas os cães terem sido recolhidos. Contudo, a assessoria de Comunicação do Executivo disse não ter a informação e que não conseguiria levantá-la no momento.

O tutor dos animais não foi encontrado no local, mas por telefone ele autorizou a entrada da Polícia Militar (PM) e da Vigilância Ambiental. Segundo a PM, ele poderá responder pelo crime de maus-tratos. “Aparentemente os cachorros estavam com fome”, disse o sargento da PM, Alamarques Pereira.

VÍDEO: Cães com suspeitas de maus-tratos são recolhidos dentro de imóvel em Divinópolis

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.