Cães em situação de maus-tratos são resgatados em União dos Palmares, AL; responsável é preso

Cães em situação de maus-tratos são resgatados em União dos Palmares, AL; responsável é preso
Médica veterinária Rafaela Patrícia Freire com os três cães que foram resgatados de situação de maus-tratos em União dos Palmares, AL — Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Militar resgatou três cães em situação de maus-tratos, dois da raça rottweiler e um da raça pit bull, em uma residência no centro de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas. O tutor foi preso em flagrante, mas foi liberado em audiência de custódia nesta terça-feira (26). Ele vai responder em liberdade.

O resgate foi realizado nessa segunda (25) pelo 2º Batalhão de Polícia (2º BPM), com o apoio do Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (GAPA), de União dos Palmares. A presidente Jaci Monteiro contou que os três cães foram encontrados sem alimentação e no meio de fezes e urina.

“Foram resgatados um macho de raça rottweiler, de aproximadamente 1 ano e 2 meses, uma fêmea também da raça rottweiler, de 1 ano, e uma fêmea, filhote, de raça pit bull de aproximadamente de 5 a 6 meses. Apesar de ter ração em casa, eles não tinham acesso. Foram encontrados em estado caquético, principalmente o Lucky (macho da raça rottweiler)”, contou a presidente do GAPA.

Após serem resgatados, os animais foram levados para avaliação em uma clínica veterinária, que constatou que eles passavam fome.

“Eles passaram por avaliação médica veterinária. Foram feitos laudos de todos e exames laboratoriais a fim de encontrar alguma doença que justificasse o estado deles, mas foi constatado que era fome. Além disso, só foi encontrada anemia no mais caquético deles. Não era para menos, com tanta fome”, disse Jaci Monteiro.

O tutor dos animais, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante. Ele foi liberado nesta terça-feira e vai ter que cumprir medidas cautelares, entre elas, suspensão do direito à guarda dos animais domésticos que foram encontrados em situação de maus-tratos e proibição de aquisição de guarda de outros animais domésticos.

A legislação estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos.

“Os vizinhos jogavam pão, bolacha, o que dava pra eles. A denúncia é de que eles estavam nesse estado desde abril”, afirma a presidente do GAPA.

Os três animais estão em recuperação em uma clínica veterinária (confira no vídeo abaixo).

“Vamos procurar restabelecer o estado físico deles para então poder doá-los. Eles se chamam Lucky, Ema e Hera. Estão sendo tratados pela doutora Rafaela Patrícia Freire”, disse Jaci Monteiro.

VÍDEO: Cães resgatados de situação de maus-tratos em União se recuperam em clínica veterinária

Cães resgatados em situação de maus-tratos em União dos Palmares, Alagoas, em clínica veterinária após o resgate — Foto: Arquivo pessoal
Cães resgatados em situação de maus-tratos em União dos Palmares, Alagoas, em clínica veterinária após o resgate — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.