Cães em situação exploratória são resgatados de canil clandestino em Biguaçu, SC

Cães em situação exploratória são resgatados de canil clandestino em Biguaçu, SC
Tutor dos animais vai responder por crime de maus-tratos contra animais(Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Denúncias anônimas levaram a Polícia Civil até um canil clandestino em Biguaçu, na Grande Florianópolis, nesta quarta-feira (30). Diversos cães, adultos e filhotes, foram encontrados no endereço, no bairro Saudade, em situação exploratória. Todos os animais que foram resgatados serão colocados para adoção.

Titular da delegacia de Biguaçu, a delegada Patrícia Fronza disse que os animais eram criados para que se reproduzissem e gerassem lucro ao tutor, através da venda dos filhotes.

Fêmeas eram exploradas por tutor, que lucrava com a venda de seus filhotes(Foto: Polícia Civil)
Fêmeas eram exploradas por tutor, que lucrava com a venda de seus filhotes(Foto: Polícia Civil)

– Tinha em torno de 20 cães. O tutor fazia a cruza e vendia os filhotes, sem ter um local adequado, com acompanhamento de veterinário – explicou.

Além disso, uma veterinária que acompanhou a polícia na ação observou que diversos cães estavam com problemas de saúde, como glaucoma – doença que pode levar à cegueira. 

– O tutor não entendia aquilo (tantos animais em espaço pequeno) como maus-tratos. Os cães que foram retirados apresentam problemas de saúde aparente. Não houve prisão em flagrante, mas ele responderá a inquérito policial – concluiu. 

Os animais ficaram com o serviço de zoonose do município de Biguaçu, que se encarregou das adoções.

Por Clarissa Battistella

Fonte: Hora de Santa Catarina

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.