Cães são encontrados mortos em abrigo arrombado em Encruzilhada do Sul, RS

Cães são encontrados mortos em abrigo arrombado em Encruzilhada do Sul, RS
Cachorros foram encontrados mortos em abrigo arrombado — Foto: Marcio Morais/Arquivo Pessoal

Cinco cães foram encontrados mortos no domingo (21) em um abrigo para animais que sofrem maus-tratos e são recolhidos das ruas de Encruzilhada do Sul, no Vale do Taquari. Conforme Marcio Morais, que trabalha no local, ele e um colega presenciaram a situação após constatarem que o abrigo estava com sinais de arrombamento.

A suspeita é que os cães tenham sido mortos a pauladas.

“Nos fins de semana e feriados, vamos de manhã e de tarde alimentar, limpar, ver se está tranquilo. Quando ele [colega] chegou domingo, se deparou com a cena. Nem entrou, me ligou e disse que tinham arrombado. Eu moro perto, cheguei ali e me deparei com essa cena também”, conta.

Janelas do abrigo de cães foram arrombadas — Foto: Marcio Morais/Arquivo Pessoal
Janelas do abrigo de cães foram arrombadas — Foto: Marcio Morais/Arquivo Pessoal

Ainda segundo Marcio, o colega dele esteve no local também no sábado e tudo estava dentro do normal. O abrigo é municipal e é usado para receber os animais desde o começo de 2017. O objetivo é cuidar dos bichos e colocá-los para adoção.

Depois que entraram e viram os cães mortos, os colegas chamaram a Brigada Militar. Marcio diz que foi orientado a ir a uma delegacia fazer o boletim de ocorrência, o que foi feito na manhã desta segunda-feira (22). Ele também registrou que foram levados do local ração, medicamentos e produtos de limpeza.

Porta do abrigo estava com fechadura retorcida — Foto: Marcio Morais/Arquivo Pessoal
Porta do abrigo estava com fechadura retorcida — Foto: Marcio Morais/Arquivo Pessoal

Investigação

A Polícia Civil investiga o caso. Conforme a delegada Raquel Schneider, já há uma denúncia sendo apurada.

“Já teve uma denúncia que está nos auxiliando, estamos tentando identificar o autor ou os autores. Mas continuamos pedindo que, se alguém tiver mais informação, que nos passe, não precisa se identificar”, salienta.

A delegada acrescenta que, se for oferecido a alguém algum saco de ração de 25kg, é para desconfiar. “Foram levados 10 sacos do local”, diz.

Os crimes investigados neste caso são de furto qualificado e crueldade contra animais.

A delegada disponibiliza dois números da delegacia para denúncias – (51) 37331042 ou final 1976 -, além do 197 da Polícia Civil e 190, da Brigada Militar. Não há câmeras de segurança no local.

Por Tatiana Lopes e Ronaldo Daros, G1 RS e RBS TV

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.