Cães são resgatados do Afeganistão e levados ao Canadá; saiba mais sobre a operação “Missão Possível”

Cães são resgatados do Afeganistão e levados ao Canadá; saiba mais sobre a operação “Missão Possível”
Muitos tutores afegãos não conseguiram levar seus animais de estimação com eles em voos de evacuação - FOTO: KABUL SMALL ANIMAL RESCUE

Na manhã desta terça-feira (1º), um avião de transporte com 300 animais resgatados do Afeganistão vai pousar no Canadá. A operação de resgate recebeu o codinome Missão Possível. Os animais serão transferidos para uma instalação especial construída no Aeroporto Internacional de Vancouver.

A diretora de programas da SPCA International (The American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, uma organização que tenta promover o bem-estar animal) Lori Kalef tem trabalhado 24 horas por dia desde que as tropas internacionais deixaram o Afeganistão para organizar um transporte aéreo para salvar 158 cães e 146 gatos presos em Cabul.

“Estou vivendo, respirando e comendo isso nos últimos cinco meses”, disse Kalef. A diretora trabalhou com o Kabul Small Animal Rescue depois que o abrigo não conseguiu tirar seus animais do Afeganistão durante as evacuações em agosto de 2021.

A fundadora do abrigo, Charlotte Maxwell-Jones, chamou a atenção internacional para a situação dos animais no Twitter, realizou campanhas de arrecadação de fundos, reuniu o maior número possível de animais e enfrentou a perigosa estrada até o aeroporto e tentou garantir um voo.

O plano inicial era tentar levar os animais de estimação para os Estados Unidos - SPCA INTERNATIONAL
O plano inicial era tentar levar os animais de estimação para os Estados Unidos – SPCA INTERNATIONAL

“Ela conseguiu chegar ao aeroporto, os cães conseguiram entrar em um hangar, mas depois de muitos dias esperando em suas gaiolas, em circunstâncias horríveis, não conseguimos um voo”, disse Kalef. Os militares a forçaram a liberar todos os animais no aeroporto.

Alguns dos animais morreram, outros ficaram presos no aeroporto por meses. “Foi horrível, mas nunca desistimos”, disse Kalef.

Muitos tutores afegãos desesperados não conseguiram levar seus animais de estimação com eles em voos de evacuação e levaram os pets para Maxwell-Jones, ou simplesmente os deixaram no aeroporto.

Kalef trabalhou com KSAR e parceiros War Paws, Marley’s Mutts, RainCoast Dog Rescue Society e Thank Dog I Am Out Rescue Society para organizar o resgate. “Era quase impossível”, relata Kalef. “Não conseguimos licenças de pouso, licenças de sobrevoo, permissão do Departamento de Estado dos EUA.”

Originalmente, o plano era tentar levar os animais de estimação para os Estados Unidos, mas o momento coincidiu com uma suspensão dos Centros de Controle de Doenças dos EUA das importações de cães de países de alto risco. Assim, o Canadá se tornou o destino.

“As pessoas vão perguntar por que resgatar esses animais de estimação quando já temos tantos animais que precisam de lares aqui no Canadá”, disse Kalef. “Se eles tivessem ficado, seu destino seria a morte certa.”

Depois de finalmente conseguir uma aeronave, o voo no avião russo quase descarrilou por causa do conflito entre a Ucrânia e a Rússia. “Tivemos que redirecionar o avião, com dois pontos de descanso, um na Turquia e depois na Islândia”, disse Kalef.

A diretora assegurou que os cães e gatos estão todos vacinados e saudáveis, e estão “excepcionalmente bem”.

Muitos eram animais de estimação que pertenciam a funcionários da embaixada, e cerca de 80 deles serão devolvidos aos seus donos originais. Os demais estarão procurando por lares.

Por Paloma Xavier

Fonte: Jornal do Commercio

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.