Cão atirado para torre de telecomunicações sai sem um arranhão e encontra uma família

Cão atirado para torre de telecomunicações sai sem um arranhão e encontra uma família
Ken ficou duas horas preso até ser encontrado.

Está tudo gravado. O momento em que Ken foi lançado por cima de uma cerca, revestida com arame farpado, foi captado pelas câmaras de vídeo vigilância da torre de telecomunicações onde ele aterrou. O pit bull não tirou os olhos do homem encapuzado que o colocou naquela situação, e viu-o virar costas e abandoná-lo naquele sítio.

Tudo remete para o dia 15 de dezembro de 2022, em que a vida de Ken mudou para sempre. O cão com oito anos foi encontrado duas horas depois por funcionários da manutenção da torre, localizada no condado de Riverside, no estado da Califórnia (EUA).

Sem saber o que tinha acontecido, deram-lhe água de imediato e ligaram para os Serviços de Animais de Riverside. Já a resposta à pergunta de como o pit bull tinha ido lá parar chegou quando foram ver as imagens das câmaras. No vídeo, é possível ver um homem a pegar no cão e a lançá-lo para o outro lado da cerca.

O cão ainda chega a tocar no arame farpado que cobre a cerca, até aterrar no chão. Quando o homem vira costas, consegue ver-se Ken a dirigir-se para o portão da torre, cheirando-o e demonstrando o interesse em sair daquele sítio.

Veja o vídeo abaixo. Alertamos para imagens chocantes.

Os serviços de animais levaram-no imediatamente para ser analisado, e verificaram que o cão não tinha qualquer lesão: “É um pequeno milagre que ele não tenha sofrido nada de grave por causa do arame farpado ou da grande queda que deu”, escreveu o comandante Josh Sisler, numa publicação no Facebook. Além disso, o cão tinha uma infeção em ambos os olhos, tendo começado logo a ser tratado para o efeito.

Conseguiram perceber ainda a identidade do cão, através do microchip. O pit bull estava registado como KO e a sua morada remetia para a cidade de Temecula. No entanto, já ninguém morava no local correspondente à esse endereço, e o número que estava associado não estava atribuído.

KO, a quem os serviços de animais batizaram mais tarde de Ken, estava em nome de um homem chamado Robert Ruiz Jr., 30 anos, que as autoridades acreditam ser o protagonista do vídeo: “Estamos a avançar com a detenção deste homem, porque tem que ser responsabilizado por este ato de abandono selvagem. Estamos confiantes de que o homem do vídeo é o dono do cão”, escreveu o comandante.

As boas notícias, no entanto, chegaram apenas em 2023. No dia 5 de janeiro, apareceu uma adotante para Ken. Jennifer viu o vídeo e ficou muito indignada com a situação do animal e decidiu levá-lo para casa e dar-lhe o melhor amor que o cão podia ter.

Foram várias as pessoas que agradeceram à cidadã norte-americana, que mora no condado de Orange, no mesmo estado: “O cão acabou de ganhar a lotaria”, “A tua mãe é um anjo” e “Obrigada, Jennifer, pela tua bondade e pela oportunidade de dares uma vida feliz a este patudo”, escreviam alguns comentários.

Ken já tem uma nova família.
Ken já tem uma nova família.

Por Carolina Jesus

Fonte: Pets in Town / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.