Prefeitura completa 4,3 mil esterilizações e microchipagens gratuitas em cães e gatos em Uberlândia, MG

Prefeitura completa 4,3 mil esterilizações e microchipagens gratuitas em cães e gatos em Uberlândia, MG
Fotos: Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A castração e microchipagem de cães e gatos, viabilizadas gratuitamente pela Prefeitura, concluiu 2022 com adesão satisfatória em Uberlândia. Na área urbana, a política pública foi iniciada em agosto, e totalizou 3.524 procedimentos. Nos distritos, a ação é realizada com suporte do Castramóvel. A partir do início de novembro, o Castramóvel iniciou atendimentos itinerantes e já esteve em Martinésia, Miraporanga, Cruzeiro dos Peixotos, Tapuirama, Chácaras Douradinho e Tenda dos Morenos, somando 870 atendimentos. Ao todo, o chamamento público que habilitou o Instituto SOS Pet e a clínica veterinária Pet House, já beneficiou 4.394 animais.

A convocação para os tutores levarem os animais é feita via SMS, com base na lista de espera do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Além dos cadastrados, também é priorizado o atendimento a ONG’s e protetores independentes de baixa renda. No primeiro momento, são previstos 5.500 procedimentos para a área urbana.

Na área de distritos, o Castramóvel esteve em pontos fixos realizando cadastramento foi feito pelos tutores em pontos fixos, com confirmação do agendamento via SMS ou ligação telefônica. Os cadastros que ficaram em aguardo no primeiro momento serão atendidos nas próximas visitas do veículo itinerante nos locais.

A esterilização e a microchipagem são políticas adotadas pelo Executivo juntamente com a educação para combate ao abandono e adoção responsável. O foco é em evitar procriação e crias indesejadas, minimizar a quantia de animais abandonados, e auxiliar no comportamento do animal e na expectativa de vida A educação também entra em pauta com orientação quanto à guarda responsável e demais esclarecimentos sobre as zoonoses (doenças infecciosas transmitidas de animais para os seres humanos).

Etapas

Totalmente gratuitos, os atendimentos começam com checagem do cadastro e assinatura de termo de responsabilidade. Os animais são submetidos a avaliação com médico veterinário antes da anestesia. Estando aptos, são encaminhados para o centro cirúrgico. Em seguida, são encaminhados para sala de pós-operatório, onde permanecem por cerca de uma hora, até despertarem. O projeto oferece, ainda, itens necessários para os animais durante os procedimentos e medicação completa de ampla duração.

Balanço de atendimentos

Área urbana (início em agosto)

– Instituto SOS Pet: 1.777

– Clínica Vet Pet House 1.747

Castramóvel itinerante nos distritos (início em novembro)

– Martinésia: 73

– Miraporanga:105

– Cruzeiro dos Peixotos: 107

– Tapuirama:180

– Chácaras Douradinho: 137

– Tenda dos Morenos: 268

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.