Cão de raça proibida no Reino Unido é encontrado queimado

Cão de raça proibida no Reino Unido é encontrado queimado
Foto: World Animal Foundation

Um American XL Bully foi encontrado morto num beco em Sutton, Londres. Mas, tal aconteceu a um mês de entrar em vigor a proibição deste tipo de raça de cães no Reino Unido.

O cão encontrado no sábado, 30 de dezembro, tinha marcas extensivas de queimaduras nas patas frontais, que se encontravam amarradas. Para além disso, e segundo o jornal MyLondon, o mesmo apresentava o crânio fraturado e apenas uma orelha.

As autoridades estão já a investigar o caso e pedem ajuda à população para obter novas informações.

“Não sabemos ao certo se o cão sofreu o ferimento na cabeça após ser atropelado por um carro ou se foi feito deliberadamente”, disse Harriet Daliday, inspetora da Sociedade para a Prevenção da Crueldade com os Animais. Contudo, “é profundamente preocupante que o cão tenha sido encontrado com as pernas amarradas e que tenha sido queimado”, concluiu.

A nova Lei de Cães Perigosos, aprovada no Reino Unido, entrou em vigor no dia 31 de dezembro de 2023. A mesma incluiu a raça XL Bully, e torna obrigatório, que estes cães e outros cães da lista tenham sempre trela e açaime em público.

Contudo, a partir de 31 de janeiro, será crime criar, vender e abandonar um cão desta raça. Assim, até dia 30 de junho, a castração é obrigatória aos cães com mais de um ano de idade, e os mais jovens têm até 31 de dezembro de 2024.

Por Susana Monteiro

Fonte: On FM


Nota do Olhar Animal: A histeria alimentada pela mídia contra animais de determinadas raças acaba resultando em atos de violência contra os animais, que já sofrem por problemas congênitos decorrentes da seleção genética. Toda forma de criação de animais “de raça” deveria ser banida (por esterilização), pois os problemas congênitos causam grande sofrimento aos animais. Veja no artigo abaixo.

Você faz questão de um cão de raça? Pense duas vezes…

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.