Caraguatatuba (SP) promove ação contra caça ilegal de capivaras

Caraguatatuba (SP) promove ação contra caça ilegal de capivaras
Animais são alvos de armadilhas em Caraguatatuba (Foto: Divulgação)

A Polícia Ambiental e a Secretaria do Meio Ambiente de Caraguatatuba se uniram para promover ações que combatam a caça ilegal de capivaras na cidade. A iniciativa se deu pelo número de animais feridos que têm circulado ela extensão do Rio da Paca, chamando a atenção de moradores e autoridades.

De acordo com o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba (CCZ), Guilherme Garrido, os ferimentos são provenientes de armadilhas usadas por caçadores. “Algumas capivaras conseguem escapar e ficam com artefatos e arames provenientes da tentativa de caça pendurados ao redor do corpo. Isso torna ainda mais complicada a aproximação porque elas ficam ariscas”, explicou.

Caçar animais silvestres é crime ambiental passível de multa e detenção, conforme previsto no artigo 29 da Lei 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais). Além disso, o consumo de carne sem procedência poderia gerar riscos para a saúde, já que os animais podem estar contaminados por doenças diversas. “Não é aconselhável de forma alguma”, alerta Guilherme.

De acordo com o Capitão Hiasa, comandante da Polícia Ambiental do Litoral Norte, atualmente somente eles têm autonomia assegurada por lei para o manejo do animal nestes casos. “Encontrando uma capivara machucada, o munícipe poder nos acionar. Nós vamos até o local fazer a contenção, levar para o tratamento e posteriormente fazer a reintrodução ao seu habitat” explicou.

Segundo Marcel Giorgeti, secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a Prefeitura também está atuando dentro de suas competências para mitigar a situação. “É bastante complicado conseguir uma autorização de manejo, já que os animais estão em seu habitat natural e não representam risco à vida humana, mas nossos técnicos estão acompanhando as ações da Polícia Ambiental e também atuando na fiscalização para identificação de armadilhas e caçadores, visando evitar que mais animais sejam machucados”, destacou.

As autorizações para manejo de fauna silvestre em vida livre são de competência da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo (SMA), por meio do Departamento de Fauna (DeFau), podendo passar também pelo IBAMA, sendo as ações sempre apoiadas pela Polícia Militar Ambiental (PMA). As autorizações ao município são concedidas apenas em casos específicos como situações de saúde pública para controle de doenças.

Os munícipes que identificarem armadilhas ou atitudes suspeitas podem fazer a denúncia diretamente na Polícia Militar Ambiental. Em Caraguatatuba o telefone é (12) 3886-2200.

Fonte: Nova Imprensa

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.