Centro de Cubatão (SP) ganha comedouro para cães de rua

Centro de Cubatão (SP) ganha comedouro para cães de rua
Segundo uma das idealizadoras, a ideia é levar o projeto a outras cidades (Foto: Nirley Sena/ A Tribuna)

Os cães de rua de Cubatão ganharam um presente no fim de semana. Alunos de uma turma do segundo ano de Veterinária do Unimonte montaram um comedouro comunitário na Praça Princesa Isabel, no Centro da Cidade. O projeto chama-se Pet Food e deve alimentar diariamente qualquer cão que passar por lá. 

Sustentável, o projeto é simples: reúne peças de canos de PVC para que o alimento seja colocado pelo alto, com cadeado, e tampado à noite, quando roedores circulam mais pelo local. Os próprios alunos que moram perto vão, diariamente, repor a ração e tampar o compartimento.

Quem se deu bem logo de início foram os filhotes Lua, Sol e Guerreiro, com o pai Lucky e a mãe Niça – todos cães sem raça definida que vivem na praça.

Os tutores agradecem. Todos têm algo em comum: ficam e dormem ali, no mesmo lugar que os cachorros. Os moradores de rua explicam que a população os ajudam com roupa e alimentos, mas todo auxílio para os cães também é aceito.

Entre os tutores estão Felipe de Santana, de 21 anos; Ricardo Santos de Oliveira (Burucutu), de 37 anos; Carlos Roberto Coutinho, de 52 anos; Luiz Cassimiro de Araújo, de 42 anos e Michel Orlando Coelho Torres, de 27.

Michel destaca. “Eu amo cachorro, sempre amei desde pequenininho e cuido deles. Esse projeto é muito legal porque não tem só os nossos cachorros que vivem aqui na praça. Passam outros também”.

A ideia

Os universitários que desenvolveram o projeto são Maitê Louback, de 18 anos; Jonathan Siqueira, de 18, Mayara Andrade, de 24; Jessica Costa, de 18; Giovanna Duarte, 19 e Eliezer Batista, de 19. Eles explicam que o custo de cada comedouro é de R$ 57,00. A ração é doada. “Conseguimos autorização da prefeitura, vimos o resultado e ficamos muito feliz”, cita Maitê.

Mais cidades

Segundo Mayara, a ideia do grupo é levar o projeto a outras cidades e obter outros tipos de apoio. “Tentaremos conseguir parcerias para vacinar, vermifugar e castrar esses bichos onde tivermos o projeto”.

Quem quiser ajudar ou doar ração pode entrar em contato pela página de Facebook Projeto Pet Food.

Canil

A Prefeitura de Cubatão coloca à disposição animais para adoção por meio do Programa Adote uma Ideia. No portal da Administração há uma galeria de fotos dos pets.

Os interessados em adotar podem entrar em contato com o Canil Municipal, que fica na Rua João Paulo II, s/n°, no Sítio Cafezal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3361-2166.

Fonte: A Tribuna

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *