Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (BA) recebe mais de mil animais apreendidos em São Paulo

Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (BA) recebe mais de mil animais apreendidos em São Paulo

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), recebeu, nesta quinta-feira (26), mais de mil animais silvestres traficados da Bahia para o estado de São Paulo, onde foram apreendidos e encaminhados para Vitória da Conquista.

Ao todo foram 1012 animais apreendidos, entre aves, jabutis e iguanas, que já se encontram no Cetas para receber tratamento veterinário, alimentação e reabilitação. Segundo o veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo, a condição de saúde dos animais é boa e muito em breve eles retornarão ao habitat natural.

O veterinário acrescentou que as espécies serão soltas em propriedades cadastradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Eles serão observados e se estiverem clinicamente saudáveis serão devolvidos para as áreas de soltura cadastradas pela Semma. Vale ressaltar que todos os proprietários das fazendas cadastrados são ambientalistas preocupados com a preservação ambiental”, reforçou Aderbal.

Os animais chegaram a Vitória da Conquista por volta das 13h de hoje, transportados por uma empresa de assessoria ambiental ligada ao Centro de Tratamento e Reabilitação de Animais Silvestres do Estado de São Paulo (Cetras).O papel desses órgãos é essencial na proteção e preservação da fauna local, onde os animais têm a chance de se recuperar dos traumas sofridos durante o tráfico ilegal e serem reintegrados com segurança ao lugar de origem.

Fonte: Sefin Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.