Com mais de 600 animais marinhos mortos por suspeita de gripe aviária, litoral do RS tem carro de som para alertar população

O número de mamíferos marinhos mortos com suspeita de gripe aviária no Litoral do Rio Grande do Sul chegou a 608, de acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Em uma semana, 56 novos registros foram confirmados. O estado tem quatro focos da doença.
VÍDEO: Gripe aviária: ações nas praias para evitar que pessoas cheguem perto de animais mortos
Diante do risco de disseminação, a prefeitura de Palmares do Sul usou um carro de som para alertar as pessoas para que não cheguem perto de animais doentes ou mortos na praia de Quintão.
Nesta quarta-feira (1º), a prefeitura enterrou pinguins que apareceram mortos na beira da praia. No entanto, o teste feito em um dos animais deu negativo para a doença.
Evitar animais na beira da praia
Com o feriadão se aproximando e o aumento do movimento rumo ao litoral, a Seapi alerta para a população evitar, além do contato com os animais mortos, a circulação com animais de estimação na beira da praia.
O vírus circula nas praias gaúchas, e tanto animais marinhos, como leões e lobos, quanto aves podem aparecer doentes ou mortos.
A influenza aviária pode ocasionalmente atingir cães, gatos e seres humanos que tenham contato direto com animais infectados.

Cidades com foco da doença no RS
- Cassino (leões-marinhos);
- Santa Vitória do Palmar (lobos e leões marinhos);
- Torres (leões marinhos);
- São José do Norte (ave marinha).
Por Jonas Campos
Fonte: G1