Com temperatura acima dos 41°C, vacas aproveitam para tomar banho de rio em Corupá, SC

Com temperatura acima dos 41°C, vacas aproveitam para tomar banho de rio em Corupá, SC
Animais não resistiram ao calor recorde desta tarde e aproveitaram para se refrescar na água | Foto Tatiana Baeumle/Divulgação OCP News

A temperatura bateu recorde na tarde desta quarta-feira (30), em Corupá, no Norte de SC. Nem as duas vacas em uma propriedade rural resistiram ao calor de 41,1°C – maior temperatura do ano na capital catarinense da banana, superando a marca de 39,8°C registrada no dia 3 de janeiro.

A estação meteorológica em Corupá registrou pelo segundo dia seguido a temperatura mais alta de Santa Catarina entre as cidades monitoradas pela Epagri/Ciram. Criciúma, no Sul do estado, e Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, registraram 40,1°C de máxima nesta tarde e também superaram a barreira dos 40 graus.

Em Jaraguá do Sul, a temperatura chegou a 37,5°C na estação da Epagri/Ciram no Garibaldi e 41,9°C na estação da Defesa Civil na Barra do Rio Cerro. Em Joinville, a máxima registrada foi de 39,4°C no bairro Vila Nova.

Animais também sofrem com o forte calor

O calor extremo em Santa Catarina deve se repetir nos próximos dias – ao menos até sábado, segundo o alerta meteorológico da Epagri/Ciram. Por isso, é importante que a população tenha consciência que os animais também sofrem com as temperaturas altas no estado.

Deixar um cachorro amarrado e exposto ao sol, embaixo de uma minúscula casinha, é considerado maus-tratos. “O calor está escaldante. Muitos animais estão morrendo, hoje mesmo tivemos que chamar a Polícia Militar e fazer visita por causa de denúncias de maus-tratos. Protejam seus animais, suas criações”, disse a moradora de Corupá que tirou a foto das vacas tomando banho de rio na região do campo do Água Verde, antes da cachoeira do Gaudet.

Recomendações da Defesa Civil em dias de calor extremo

– Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde;

– Tome banho frio, minimize exposições diretas ao sol;

– Mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos;

– Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão, tais como frutas e saladas;

– Vista roupas folgadas e de cores mais claras.

– Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que podem precisar de ajuda para responder ao calor.

Fonte: OCP News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.