Congonhas (MG) lança campanha de castração de gatos para evitar disseminação da esporotricose

Congonhas (MG) lança campanha de castração de gatos para evitar disseminação da esporotricose

Os gatos são os principais animais afetados pela esporotricose e podem transmitir a doença para os seres humanos e outros gatos. As manifestações nos gatos são variadas. Os sinais mais observados são as lesões ulceradas na pele, ou seja, feridas profundas, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente, com comprometimento pulmonar.

A prevenção da esporotricose felina é possível por meio da educação dos tutores e da população para a guarda responsável dos animais, castração, restrição do acesso dos gatos à rua, tratamento de animais doentes, eutanásia dos casos sem possibilidade terapêutica, e destinação correta dos cadáveres dos animais mortos em decorrência da doença.

Diante disso, a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Congonhas comunicou que está lançando uma campanha de controle da esporotricose felina, através da castração de gatos no município.

Segundo Carla Vartuli, Gerente de Vigilância em Saúde, “nossa meta é castrar o maior número possível de gatos de modo a diminuirmos as brigas por território e consequente transmissão da doença”, explica.

Interessados comparecer ao setor de zoonoses (rua Manganês, 34, Praia) para cadastrar seus gatos e receber orientações a respeito da castração.

Por Letícia Tomaino

Fonte: Fato Real

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.