Defensores de animais protestam contra paralisação de castrações em Divinópolis, MG

Defensores de animais protestam contra paralisação de castrações em Divinópolis, MG

Nesta quarta-feira, 14, protetores de animais foram até a prefeitura de Divinópolis cobrar explicações sobre o funcionamento do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa). Segundo eles, desde setembro, nenhuma castração foi feita.

https://youtu.be/wDfRzC89UO4

Atualmente o Crevisa só realiza procedimentos relacionados ao setor de zoonoses, com a aplicação de testes de leishmaniose e dependendo do caso, a eutanásia.

Sem suporte, muitos protetores tem acolhido os animas em casa. Outra queixa dos protetores é sobre a vinda do castramóvel até a cidade. Pra quem cuida dos animais, o serviço seria fundamental para o controle de cães e gatos.

Em nota a prefeitura informou o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) autuou o município quanto à irregularidades do Crevisa, o que paralisou os trabalhos. Uma nova vistoria deve ocorrer nesta sexta, 16, para que os trabalhos sejam retomados na segunda-feira, 19.

Veja na íntegra:

Em julho deste ano, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) autuou o município quanto à irregularidades do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (CREVISA) da Secretaria Municipal de Saúde, junto ao referido Conselho.

O Município iniciou um protocolo de adequações que são exigidos pelo CRMV para voltarem com as ações de zoonoses e com as castrações.

A Prefeitura, através da SEPLAM, solicitou ao CRMV que as castrações pudessem continuar em decorrência do Município ter firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério público que exige a disponibilização de 280 castrações de caninos e 56 de felinos por mês para animais de rua, comunitários e de população de baixa renda, preferencialmente, entretanto, o CRMV manifestou para os médicos veterinários que as castrações somente retornassem depois da devida regularização do CRMV e, caso os médicos veterinários atuem sem a regularização, eles podem responder junto ao conselho de ética profissional.

Em paralelo, foi realizada uma auditoria interna onde ficou constatado a necessidade de repor ou complementar alguns medicamentos e materiais que são essenciais para a realização das castrações, o que foi feito através dos devidos procedimentos licitatórios.

Diante disso, a própria Vigilância Sanitária do Município esteve no local fazendo vistoria, foi emitido o alvará de funcionamento do CREVISA e no próximo dia 16/12, haverá uma audiência junto ao CRMV para deliberar sobre a aprovação do plano municipal de controle da população de cães e gatos na área urbana de Divinópolis. A audiência é que norteará o retorno das castrações que, se deferido, já iniciam na próxima semana, a partir do dia 19.

Fonte: Sistema MPA

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.