Em ação contra roubo de cargas com vereador preso, polícia descobre esquema de caça ilegal em SC

Em ação contra roubo de cargas com vereador preso, polícia descobre esquema de caça ilegal em SC
Imagens de maus-tratos foram flagradas no celular de um dos suspeitos. — Foto: NSC TV/ Reprodução

Uma operação da Polícia Civil no Vale do Itajaí resultou na prisão do vereador Bertolino Bachmann (MDB) da cidade de Luiz Alves na última sexta-feira (30). Na ação, os agentes descobriram também que os envolvidos cometiam crimes ambientais. Inicialmente, os agentes estavam combatendo o roubo de cargas.

Vídeo: Polícia descobre esquema de caça de animal proibida em SC.

As investigações iniciaram em abril e resultaram na apreensão de uma carga de 22 toneladas de açúcar que teria sido roubada no Paraná. Outras cargas de fertilizantes também teriam sido desviadas do Porto de São Francisco do Sul, segundo a polícia. Os produtos eram vendidos na cidade e região.

Ao longo das investigações, a polícia encontrou indícios de que o grupo fazia caça ilegal de animais silvestres. “Não há dúvida de que houve estabelecimento de uma associação criminosa para as práticas de crimes ambientais”, disse o delegado responsável pela operação, Osnei Valdir de Oliveira.

Bertolino Bachmann, que também é candidato à reeleição no pleito, foi encaminhado no presídio de Itajaí. O G1 SC procurou os advogados do político, mas não conseguiu retorno até as 9h30. A reportagem também procurou o MDB da cidade. O diretório municipal não retornou o contato.

Celulares apreendidos
 
Em um dos celulares apreendidos, a polícia identificou um grupo que revendia os animais depois de abatidos. Mensagens e fotos revelaram como funcionava o esquema criminoso.

O grupo também usava cães de caça treinados, mas que muitas vezes sofriam ferimentos graves. Vídeos mostram que os próprios caçadores costuram os animais feridos, sem anestesia.

“Temos imagens deles efetivamente fazendo essas caças. Todos responderão por crime de caça, maus-tratos dos animais e também associação criminosa”, afirmou Valdir.

A operação cumpriu sendo sete mandados de prisão em Luiz Alves, São Francisco do Sul e Corupá. Outras duas pessoas foram presas em flagrante. Além do vereador, um ex-vereador, empresários e produtores também estão entre os presos.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.