Em dois meses, mais de 40 animais silvestres são capturados no perímetro urbano de Gurupi, TO

Em dois meses, mais de 40 animais silvestres são capturados no perímetro urbano de Gurupi, TO
Cobras são capturadas com frequência em Gurupi — Foto: Divulgação/TV Anhanguera

O aparecimento de animais silvestres em ambientes urbanos assusta moradores e é cada vez mais comum. São cobras, tamanduás e outros bichos vistos dentro de casas e até presos em automóveis. Em dois meses, 40 animais foram capturados no perímetro urbano de Gurupi, mas o número pode ser ainda maior, já que a quantidade é referente somente às capturas feitas pelo Corpo de Bombeiros.

Vídeo: Em dois meses, mais de 40 animias silvestres foram capturados na zona urbana de Gurupi.

Nos últimos dias um tamanduá adulto foi flagrado dentro de um lote da cidade, no setor Jardim da Luz. Ele era adulto, tinha quase um metro e os bombeiros precisaram laçá-lo com uma corda. Como ele não teve ferimentos foi solto na natureza. (Veja o vídeo acima)

Uma fêmea da mesma espécie foi atropelada e precisou passar por cirurgia. Por causa das fraturas, pinos e placas foram instaladas em duas das patas antes que o bicho voltasse para o ambiente natural.

Nelson Ribeiro recebeu uma visita inesperada e foi alertado por um vizinho. “Por volta das 5 horas da manhã me chamaram falando: ‘Rapaz tem um bandeira [tamanduá] na sua porta. Toma cuidado que se ele te abraçar é perigoso'”, contou.

Tamanduá resgatado passou por cirurgia — Foto: Divulgação/TV Anhanguera

O que também chama atenção e preocupa moradores é a aparição de cobras. Algumas delas são venenosas. Uma cascavel foi capturada perto de uma universidade e outra cobra foi retirada do para-lamas de um carro. O animal só foi liberado após o veículo ser levado para uma oficina mecânica.

Outra cobra apareceu em uma área residencial da cidade. Ela tinha cerca de dois metros de comprimento e estava entre o terreno e a vegetação. Os bombeiros contaram com a ajuda de populares para capturar a cobra e soltar em um lago na zona rural da cidade.

O Corpo de Bombeiros orienta que os moradores devem tomar cuidado, evitar contato e jamais tentar pegar ou matar os bichos. “Tem que ter sempre esse cuidado. Para as pessoas não chegarem próximo. De forma alguma chegar perto do animal e solicitar o serviço do Corpo de Bombeiros através do 193”, disse o soldado Edson Wanderley.

Os bombeiros possuem ferramentas especiais para mobilizar e transportar animais silvestres. Os militares também são treinados para que os bichos sejam devolvidos à natureza com segurança.

“Após a gente realizar a captura do animal é feita uma avaliação prévia. Se o animal estiver saudável a gente solta ele na natureza, num local afastado da zona urbana. Se o animal estiver doente a gente encaminha para o setor responsável do Estado para fazer a avaliação do animal e os procedimentos necessários”, explicou o bombeiros Edson Wanderley.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.