Filhotes de lontra resgatados em SP esperam por ‘segunda chance’ em lagoa de Santa Catarina

Filhotes de lontra resgatados em SP esperam por ‘segunda chance’ em lagoa de Santa Catarina

A Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC), é considerado um santuário para as lontras. Segundo pesquisadores, o animal precisa de pelo menos um quilômetro de margem de água para viver na natureza e ao menos 11 animais podem viver no local.

VÍDEO: Filhotes de lontras resgatados em SP esperam por ‘segunda chance’ em lagoa de SC

O Projeto Lontra observa esses animais e trata daqueles que foram feridos, seja pelo homem ou por outros animais. Resgatados no litoral de São Paulo, dois filhotes foram encaminhados para a instituição e recebem uma segunda chance para voltar ao habitat natural.

Com um metabolismo muito acelerado, cada lontra consome de alimento o equivalente a 10% do próprio peso corporal. Sendo assim, uma lontra de dez quilos come pelo menos um quilo por dia.

Lontras e banhistas

Por causa de suas características, a Lagoa do Peri é o ambiente ideal para a presença das lontras, como explica a coordenadora do Projeto Lontra, Alesandra Bez Birolo.

“É a maior lagoa costeira de água doce que temos em Santa Catarina. É um local onde a lontra tem peixes para a alimentação, boa qualidade da água e as tocas, onde elas encontram abrigo e proteção para criar seus filhotes e dormir”, conta.
A lontra adulta é um bicho solitário e arisco. Então, não é fácil conseguir imagens delas na natureza. Por esse motivo, muitos turistas nem imaginam que estão dividindo a beleza natural e águas limpas com esses animais selvagens que correm risco de extinção.

Veja a íntegra do programa abaixo:

VÍDEO: Edição de 23/06/2023

Fonte: Globo Repórter

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.