GCM encontra cão caquético e com dificuldades para se locomover, em Pirassununga, SP

GCM encontra cão caquético e com dificuldades para se locomover, em Pirassununga, SP

Um servente de 22 anos, morador na rua Adolfo Trapani, Jardim Milenium, zona leste do município de Pirassununga, poderá responder por maus-tratos contra animal, Lei 9.605/98 – Meio Ambiente – Praticar ato de abuso a animais (Art. 32).

De acordo com os guardas civis municipais Viana e Alves, por volta das 13h30 de domingo, 5 de fevereiro, foram acionados, via CECOM (153), a comparecerem na rua acima mencionada, para apoiar o veterinário dr. Gustavo Martinelli.

Segundo o veterinário, recebeu denúncia de maus-tratos a um cão sem raça definida ocorrendo em um imóvel na rua Adolfo Trapani, que chegando ao local, os GCMs tomaram conhecimento que a equipe do veterinário já havia recolhido o animal e o encaminhado para a clínica Piravet de tal forma que os GCMs não chegaram visualizar o animal.

O veterinário realizou laudo constando que o animal se encontra caquético, dor generalizada a palpação e com dificuldades de se locomover, porém, não constou se havia indícios de maus-tratos.

Segundo o servente, pegou o animal abandonado há 6 meses na rua para cuidar. Que o animal começou a ficar doente, mesmo com o servente tentando tratá-lo, ele não melhorava.

Diante dos fatos o suspeito foi conduzido ao plantão policial, sendo registrado o boletim de ocorrência.

O médico que emitiu o laudo foi contatado a acrescentar de forma clara no laudo se havia sinais ou indícios de maus-tratos ou para que comparecesse na Delegacia para prestar depoimento, contudo, disse estar em compromisso e não poderia comparecer ou emitir laudo complementar.

Assim, tendo em vista que os guardas não viram o animal e não há laudo complementar, os fatos serão mais bem apurados em procedimento investigativo.

Fonte: Porto Ferreira Online


Nota do Olhar Animal: Um caso no mínimo estranho. Como que um cão caquético e com dores por todo o corpo não gera uma constatação de maus-tratos? Foi dúvida ou omissão no laudo?

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.