GO: Lobo-guará resgatado na BR-153 se recupera no Cetas

GO: Lobo-guará resgatado na BR-153 se recupera no Cetas
Animal está no Cetas (Foto: Triunfo Concebra)

O lobo-guará resgatado no dia 9 de agosto deste ano no canteiro central da BR-153, no município de Hidrolândia, está se recuperando no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Goiânia.

De acordo com o médico-veterinário e analista ambiental do Cetas, Luciano de Paula Silva, o animal foi atropelado e chegou com duas fraturas graves nos ossos fêmur e tarso, uma em cada pata. “No primeiro momento foram feitos os curativos. Foram aplicados antibioterapia e anti-inflamatório por alguns dias”, explica Luciano.

“O lobo encontra-se bastante ativo na questão de alimentação e hidratação, come e bebe muito bem, o prognóstico dele é bem favorável. Daqui 20 dias vamos retirar os fixadores externos e avaliar qual será a resposta dele, se vai conseguir ficar de pé normalmente, se não vai claudicar e se vai conseguir correr e caçar”, afirma Luciano.

Caso o lobo consiga responder aos estímulos, ele pode ser solto novamente na natureza. Se ele mostrar dificuldade de sobrevivência, deve ser encaminhado para um criadouro autorizado.

O animal foi encontrado por uma equipe de inspeção da Triunfo Concebra, concessionária responsável pela rodovia. Pelo monitoramento operacional é possível detectar esses animais na estrada e prestar o atendimento necessário. Caso encontre algum animal na rodovia, o usuário pode acionar ajuda pelo telefone 0800 060 6000.

Fonte: Emais Goiás

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *