Golfinho e pinguins aparecem mortos em praias do litoral de SC

Golfinho e pinguins aparecem mortos em praias do litoral de SC
Animal foi reanimado por pescadores mas morreu (Foto: Suelen Santos/Divulgação)

Pinguins e um golfinho foram encontrados mortos nos últimos dias no litoral catarinense. O golfinho morreu na praia do Morro dos Conventos em Araranguá, no Sul catarinense, e os pinguins apareceram mortos no Sul da Ilha de Florianópolis.

A voluntária e gestora ambiental Suelen Hilário Santos diz que pescadores da região tentaram reanimar o golfinho no sábado (22), mas ele não resistiu e morreu no dia seguinte.

“A causa da morte foi encalhe de rede de arrastão, rede pesca. Pescadores tentaram tirá-lo, mas ele morreu”, contou.

O Projeto Baleia Franca (PBF) auxiliou no atendimento e recolheu o animal para análise. Segundo a coordenadora do PBF, o golfinho morto no domingo (23) é macho, jovem e media 2,58 metros de comprimento. A carcaça dele foi levada para o Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para a necropsia.

“Não havia rede presa ao animal, porém na análise externa pode-se verificar evidências do emalheamento e a necropsia indicou que ele morreu por afogamento”, afirmou o Projeto Baleia Franca, em nota. Conforme o órgão, a carcaça foi recolhida para saber se o animal pertence à mesma espécie do “boto da tainha”, que ocorre em Laguna e cuja população está seriamente ameaçada.

Golfinho foi achado na praia em Araranguá (Foto: Suelen Santos/Divulgação)

Pinguins

A Ong R3 Animal, que monitora o Sul da Ilha, tem registrado casos de pinguins que aparecem mortos nas praias e diz que, em alguns casos, as causas são naturais.

“De junho a setembro é normal que nosso litoral seja visitado por pinguins juvenis vindos das colônias de reprodução na Patagônia e que param em nossas praias em busca de alimentos. Muitos deles estão enfraquecidos e morrem naturalmente, outros são vítimas de redes de pesca”, explicou a veterinária Cristiane Kolesnikovas.

Conforme a veterinária, nos últimos dias 22 pinguins foram encontrados vivos no litoral do estado e estão recebendo tratamento para reabilitação na ONG 3 Animal, em Florianópolis. Conforme Cristiane Kolesnikovas, os pinguins mortos estão sendo submetidos a uma necropsia para investigação da causa da morte.

Como agir ao encontrá-los

No caso de encontrar um pinguim, a orientação da veterinária é de que a pessoa use uma toalha para fazer o resgate, porque mesmo fraco, o animal pode bicar quando for pego. Depois, o melhor é colocar o pinguim em uma caixa, porque geralmente estão com muito frio.

“A gente pede que as pessoas entrem em contato com a Polícia Militar Ambiental ou tragam o animal aqui no Rio Vermelho”, alertou Cristiane.

Até chegar ao atendimento especializado, não se deve dar água ou alimentos para o pinguim. Com o tratamento adequado, depois de um mês, a maioria já está bem para retornar ao mar. O telefone da Polícia Militar Ambiental em Florianópolis é (48) 3665-4487.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *