Grupo de mulheres se destaca no socorro a animais atingidos por alagação no Acre

Grupo de mulheres se destaca no socorro a animais atingidos por alagação no Acre
A associação atua há 12 anos na capital acreana/ Foto: Cedida

O protagonismo feminino tem ocupado espaços de destaque na sociedade, em meio à força e olhar sensível da mulher. Em meio à enchente do Rio Acre, que desabriga milhares de pessoas em toda a capital, um grupo de mulheres tem feito a diferença na vida de muitas pessoas e também de animais atingidos pelas águas do manancial.

Se trata da Sociedade Amor a Quatro Patas (SAQP), uma associação sem fins lucrativos que nasceu há 12 anos com intuito de cuidar de animais em vulnerabilidade, muitas vezes vítimas de maus-tratos ou de abandono.

O grupo é formado predominantemente por mulheres, que deixaram suas famílias e se dedicam dia e noite a auxiliar tanto os animais, quanto as famílias que permaneceram em suas casas em meio à enchente. É o que explica Luciana Souza, uma das coordenadoras da associação.

“Desde o primeiro dia de enchente nós nos organizamos como ponto de coleta de doações, tanto de ração para os animais, quanto de água e alimento para as pessoas. Todos os dias levamos esses itens para as famílias nos bairros afetados pela enchente, pois muitas pessoas permanecem em suas casas ilhadas, sem acesso a nada. Vamos de barco quando não é possível entrar. E onde dá pra ir andando, vamos a pé com o grupo”, conta.

Veja parte do trabalho realizado:

O grupo também atua no Parque de Exposições, onde há centenas de animai abrigados. Segundo Luciana, são levados diversos insumos para auxiliar no cuidado com os pets, como ração e areia higiênica.

A equipe de atuação hoje, composta em sua maioria por mulheres atuando na linha de frente, tem sido suporte a muitas famílias e animais que vem sofrendo os impactos da enchente na capital acreana.

“Fico até emocionada em falar sobre isso, pois a maioria de nós temos família e filhos, deixamos tudo para trás. O trabalho que desempenhamos independe do sexo, carregamos peso, pegamos os animais no colo e é muito significativo para nós podermos executarmos essas ações. Hoje é o Dia da Mulher e nós vamos continuar na luta pelos animais. A parcela de voluntariado, pelo menos na SAQP é predominantemente feminina, precisamos de homens, mas sempre falamos que temos muito orgulho dessa predominância feminina”, ressalta Luciana.

Para ajudar a Sociedade Amor a Quatro Patas na realização de seus trabalhos, basta ir até um dos pontos de coleta disponibilizados no card abaixo ou fazer sua doação através da chave Pix: sosalagaçã[email protected].

Grupo de mulheres se destaca no socorro a animais atingidos por alagação no Acre

Por Suene Almeida

Fonte: ContilNet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.