Homem é flagrado espancando cachorro a chineladas em Cariacica, ES

Homem é flagrado espancando cachorro a chineladas em Cariacica, ES
Foto: Reprodução/Videomonitoramento

Um homem foi flagrado por câmeras de videomonitoramento enquanto espancava um cão de pequeno porte no meio da rua durante a noite, no bairro Aparecida, em Cariacica.

Nas imagens, ele caminha ao lado da filha, que está com o animal em uma coleira. Sem nenhum motivo aparente, o homem tira o chinelo do pé e desfere vários golpes no animal. São mais de 10 chineladas.

Vizinhos do suspeito encaminharam o vídeo para a polícia e o denunciaram. De acordo com eles, os episódios de espancamento envolvendo o cachorro acontecem com frequência.

Na tarde desta sexta-feira (3), a Guarda Municipal de Cariacica, a Polícia Militar e as equipes de Bem-Estar Animal da prefeitura e da CPI de Maus-Tratos da Assembleia Legislativa foram à casa do suspeito.

Lá, encontraram o animal, que estava em um local considerado insalubre pelas equipes.

“Aqui estava o filhote, em um local completamente insalubre, ainda apanhava. Estava em um cativeiro, um verdadeiro cativeiro”, relata um dos agentes que esteve na casa do homem.

O suspeito não estava em casa no momento da visita das equipes, mas foi informado sobre a prática do crime de maus-tratos contra os animais. De acordo com a prefeitura, o cão estava com a família há apenas 5 meses.

De acordo com o advogado criminalista Fábio Marçal, quem comete este tipo de crime pode enfrentar reclusão de até 5 anos.

“Isso caracteriza crime de maus-tratos aos animais, com pena que pode chegar a 5 anos, podendo ainda, caso o animal venha a morrer, essa pena ser aumentada em um terço. É injustificável esse tipo de agressão aos animais! Ele tem que ser punido de maneira severa”, afirmou.

O cão foi recolhido pela prefeitura e levado para um abrigo, para receber tratamento veterinário. Ele será castrado e logo depois disponibilizado para adoção responsável.

O suspeito terá de pagar multa de R$ 3 mil e está proibido de tutelar qualquer outro animal de estimação.

Fonte: Folha Vitória (com informações da repórter Ana Carolini Motta, da TV Vitória/Record)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.