Joaquin Phoenix além do discurso no Oscar: conheça o ativismo do ator pelos animais e o meio ambiente

Joaquin Phoenix além do discurso no Oscar: conheça o ativismo do ator pelos animais e o meio ambiente
Joaquin Phoenix em campanha para a ONG Peta em 2019 - Divulgação/PETA

Consagrado como Melhor Ator do Oscar 2020 por seu papel em Coringa, Joaquin Phoenix termina a temporada de premiações do ano com uma coleção de novas estatuetas como vencedor da mesma categoria no Globo de Ouro, Critics ‘Choice Awards e no SAG Awards. O ator tem usado seu momento de destaque internacional para falar sobre as causas em que acredita, como o veganismo e a proteção do meio ambiente.

Em seu discurso no Oscar, que ocorreu neste domingo (10), o ator falou sobre várias causas. “Acho que o maior presente que foi dado a mim e muitos de nós aqui é a oportunidade de usar nossa voz pelos que não a tem”, disse. “Quando falamos de desigualdade de gênero, racismo, direitos LGBT, direitos indígenas ou direitos dos animais, estamos falando sobre a luta contra a injustiça.”

O ator também citou que os seres humanos estão “saqueando” a natureza e usou a indústria de laticínios como exemplo. “Sentimos ter o direito de inseminar artificialmente uma vaca e, quando ela dá à luz, roubamos seu bebê, mesmo que seus gritos de angústia sejam inconfundíveis. Depois, pegamos o leite dela, destinado ao seu bezerro, e o colocamos no café e no cereal”, descreveu o ator antes de convidar as pessoas para uma mudança no estilo de vida.

Além de ter citado a causa animal e ambiental na maioria de seus discursos nas premiações, Phoenix também conseguiu “veganizar” as cerimônias. De acordo com o The Hollywood Reporter, ele pressionou a organização de eventos como o Globo de Ouro para que optassem por um cardápio sem nenhum tipo de ingrediente de origem animal e conseguiu a mudança. O mesmo ocorreu nas premiações do Critic’s Choice e SAG Awards em janeiro.

Vegano desde sua infância, o ator não deixou de comparecer a atos com organizações que lutam pelos direitos animais enquanto fazia sua corrida pelo Oscar. Antes de comparecer ao Festival Internacional de Toronto, em setembro do ano passado, ele compareceu a uma ação realizada em uma estação de metrô da cidade. “Ele é uma inspiração para muitas pessoas, ele é muito comprometido com a causa”, disse Anita Krajn, fundadora da ONG Be Fair, Be Vegan na ocasião.

No começo do ano,  ele chegou até mesmo a ser preso ao participar da jornada pelo meio-ambiente travada por Jane Fonda no Capitólio, em Washington, nos Estados Unidos. “Às vezes nos perguntamos o que podemos fazer nesta luta contra a mudança climática, e você pode mudar já hoje ou amanhã o que consome”, falou em discurso.

Após ser ser premiado no SAG Awards, ele dispensou a festa após o evento para comparecer a uma vigília de ativistas em um abatedouro de porcos, capturando imagens do estado em que os animais estão e oferecendo água aos porcos.

DOCUMENTÁRIOS

Em 2005, o ator foi o narrador do documentário Terráqueos, que conta com uma trilha sonora exclusiva de Moby. Em 2018, ele voltou a narrar um documentário sobre os direitos animais ao lado da Rooney Mara, sua esposa. no documentário Dominion.

No último ano, ele foi produtor executivo do documentário The Animal People, que conta a história de ativistas veganos que foram processados como terroristas.

Pôster do documentário Terráqueos - Divulgação
Pôster do documentário Terráqueos – Divulgação

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

Em parceria com a PETA, uma das mais conhecidas organizações que promovem o veganismo e direitos animais, o ator já estrelou diversas campanhas publicitárias ao longo dos anos, de vídeos informativos a fotos para outdoors.

Na campanha abaixo, ele aparece se afogando para simular a morte por asfixia de peixes e animais marinhos:

Fonte: Exitoína

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.