Leão-marinho retorna à praia de Balneário Camboriú após ter sido avistado pela primeira vez há duas semanas

Leão-marinho retorna à praia de Balneário Camboriú após ter sido avistado pela primeira vez há duas semanas
Grandão descansando na praia de Balneário Camboriú, no litoral Norte do Estado (Foto: Projeto de Monitoramento de Praias / Univali / Divulgação)

O leão-marinho avistado em 19 de junho na praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú, parece ter gostado do litoral Norte catarinense. Depois de ter recebido atendimento médico veterinário por conta de uma lesão no olho esquerdo, diarreia e estar abaixo do peso, o animal fora encontrado na praia Vermelha, em Penha, após a soltura feita pelos profissionais do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Na última segunda-feira, 3, o mamífero animal voltou ao primeiro balneário que visitou.

A equipe da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que executa o projeto na região, foi até a praia de Laranjeiras e constatou ser o mesmo animal devido à marca criada no momento da medicação. Agora, o procedimento é monitorar para verificar a saúde do leão-marinho.

Os especialistas alertam para que as pessoas não se aproximem dos bichos. Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341.

Esta é a época em que os leões-marinhos deixam as colônias reprodutivas no Uruguai e nadam em busca de águas mais quentes. Segundo o pesquisador André Barreto, da Univali, que coordena o projeto, o leão-marinho é um animal comum na costa catarinense, embora costume aparecer mais nas praias entre o fim do inverno e o início da primavera. Geralmente, eles param para um descanso estratégico entre uma refeição e outra.

Fonte: Diário Catarinense

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *