Lobo-marinho vindo do RJ será solto em Florianópolis, SC

Lobo-marinho vindo do RJ será solto em Florianópolis, SC
Animal passou por cirurgia para retirar o globo ocular – Foto: Divulgação/PMP-BS/R3 Animal/ND

Um lobo-marinho que foi encontrado encalhado nas praias do Rio de Janeiro (RJ), será solto em Florianópolis, após ter feito cirurgia e chego no  Aeroporto Internacional Hercílio Luz na madrugada de sexta-feira (12).

O animal havia sido encontrado com lesões na córnea de um dos olhos, gerando risco de infecção e de alta pressão no globo ocular.

Ele foi resgatado pelas equipes do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos), que tiveram que retirar o globo ocular.

Segundo a coordenadora do PMP-BS em Florianópolis, Cris Kolesnikovas, o animal não sofre risco por ter somente um olho, e teve que ser solto em Florianópolis devido à incompatibilidade com o litoral carioca atualmente. 

“Atualmente, nessa época do ano, não é temporada favorável para soltura no litoral de lá, por isso ele teve que ser transportado até Florianópolis. A soltura ainda não tem dia exato, mas na próxima semana o lobo-marinho deve passar por exames complementares, incluindo de sangue”, afirma a especialista.

O animal foi encontrado em agosto de 2020 no Rio de Janeiro, mas atualmente segue no CEPRAM (Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Florianópolis), no Parque Estadual do Rio Vermelho.

Os lobos-marinhos tem colônias especialmente no Uruguai, e tendem a aparecer no litoral brasileiro durante o inverno. Trata-se de um animal que pode pesar de 50kg a 80kg.

Fonte: ND Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.