A cadela Mãezinha precisa de ajuda para amamentar os 4 filhotes / Foto: Vinicius Bomfim

Mãezinha não consegue amamentar filhotes no CCZ

Pelos corredores do CCZ de Bauru (SP), a cadela Mãezinha anda de uma sala para outra. Nem parece que, há alguns dias, ela não conseguia nem se movimentar por causa de uma anemia aguda. Resgatada da rua, a cadela deu à luz sete filhotes há 13 dias e três acabaram morrendo. Os outros quatro lutam pela vida, mas não podem ser amamentados por Mãezinha. É que, logo depois do parto, Mãezinha adoeceu. Agora, o CCZ procura uma ama de leite.

“Estamos dando mamadeira com leite de cabra para os cachorrinhos de três em três horas, mas o ideal é que eles consigam outra cadela que tenha leite e que os aceite nesse período”, explica Valéria Camprigher, veterinária do CCZ. Mãezinha até tem leite, mas, com a imunidade baixa, teve uma infecção nas mamas. “Ela estava com muita dor e, pela recuperação necessária, não terá condições de dar leite aos filhotes”, diz.

Os cachorrinhos passaram algumas horas com outra cadela há alguns dias. O animal até aceitou no começo, mas logo veio a rejeição. “Se não conseguirmos cachorras doadoras, vamos dar mamadeira por mais 15 dias. Porém, há risco de os filhotes aspirarem o leite e morrerem. A mama de outra cadela seria o ideal”, orienta a veterinária.

Donos de cachorra em fase de lactação podem procurar o CCZ pelo (14) 3103-8050 ou direto na unidade, na quadra 1 da rua Henrique Hunzicker.

Veterinária Valéria Camprigher procura cachorra para alimentar cria de Mãezinha / Foto: Vinicius Bomfim
Veterinária Valéria Camprigher procura cachorra para alimentar cria de Mãezinha / Foto: Vinicius Bomfim

Por Rafael de Paula

Fonte: JCNET

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.