Mais de 40 animais entre cães e gatos são resgatados em residência em São Roque, SP

Mais de 40 animais entre cães e gatos são resgatados em residência em São Roque, SP

Mais de 40 animais entre cães e gatos foram resgatados na última terça-feira, 28, no distrito de São João Novo, em São Roque, após denúncia de condições inapropriadas.

O São Roque Notícias esteve no distrito de São João Novo, em São Roque, onde uma denúncia de uma protetora dos animais dava conta de que existiam mais de 40 cães e gatos acumulados dentro de uma residência.

Apesar da família estar cuidando destes animais, segundo a protetora, eles não estavam nas melhores das condições. Por isso o resgate, onde os animais foram levados e estão em duas ongs de Mairiporã e um abrigo em Cotia.

O Setor da Zoonoses da Prefeitura de São Roque e a Guarda Civil Municipal estiveram no local. Com a ajuda da ONG Vida de um Anjo, de Mairiporã, os animais foram retirados um a um e colocados em um furgão e também em carros de voluntários.

O resgate ocorreu com a permissão da dona da residência.

Fotos tiradas no dia anterior pela protetora mostram as condições em que viviam os mais de 40 cães no local. A protetora, em conversa com a reportagem do São Roque Notícias, relatou que a família acumulou os animais com a melhor das intenções, porém não há no momento, mais condições de cuidar dos animais.

Evelize Paula, Protetora Independente dos Animais, explica ¨então, a gente recebeu a denúncia que haviam muitos animais, magros, e era uma acumuladora. Não faz por mal, vai procriando… não sabe o que fazer… e ela tinha condições de manter e não tem mais condições. Então é essa a magreza deles. São por volta de 44 cães. Aqui a turma de São Roque ninguém me ajudou, então tá indo 15 para uma protetora independente Paula Canazza em Mairiporã, Marquinhos por volta de uns 15 animais, também de Mairiporã, dois animais foram para Cotia. O estado dos animais é muito mal mas ali é fome aparentemente. Muitos parentes entre os próprios animais. O cheiro de gato é absurdo dentro da casa. Tem por volta de uns 15 gatos, tudo sem castrar, se tiver dois ou três castrados é muito. Então está assim e daqui dois meses iria estar uns 20 cachorros ali. Agora os protetores vão levar para os veterinários, fazer o procedimento. Não dá pra doar assim, vai engordar, vai castrar e depois para a doação.¨ comentou a protetora.

A responsável pelo Setor de Zoonoses de São Roque, Aline da Silva afirma: ¨a gente sempre faz visitas para conferir o ocorrido, ver qual é a situação que os animais se encontram. E a protetora Evelize a gente tem bastante contato com a proteção dos animais daqui de São Roque, ela nos contatou também pedindo ajuda, e a gente veio em uma força-tarefa, para a gente fazer uma avaliação em todo o caso. O serviço da zoonoses, a vigilância sanitária, o apoio da Guarda Municipal, para conseguir entrar na residência, caso houvesse alguma resistência por parte dos proprietários. Fomos bem recebidos, a gente conseguiu avaliar, foram relatados alguns problemas e a gente orientou. E a gente percebeu que tudo isso culminou por falta de dinheiro, por causa da Pandemia que é um problema que a gente está tendo bastante, as pessoas estão abandonando os animais, e a gente até entende a boa vontade que eles tiveram, de acolher esses animais, mas acabou ficando uma situação um pouco fora do controle. A gente orientou sobre a importância da castração, que é um serviço que a gente tem hoje na Prefeitura. Todos os meses a gente abre inscrição para a castração, e a gente se disponibilizou a castrar esses animais. Sem a castração acaba saindo do controle. Uma fêmea no cio acaba procriando, podendo ter de 10 a 12 filhotes, e isso vai indo de uma maneira exponencial que a gente acaba perdendo o controle. Então a castração é o único método de poder evitar tudo isso. Acaba virando um problema de saúde pública, a acumulação de animais, as doenças, os animais não vacinados, acaba sendo uma proliferação de doenças.¨, ressaltou.

Um dos integrantes que resgatou os animais. Marcos Morais, da Ong Vida de um Anjo, também falou sobre o caso: ¨a gente tem um espaço para animais, a gente vai reabilitar eles, para castrar, vacinar, tudo direitinho, para ir para a adoção. Vamos levar para Mairiporã, chegando lá vai passar pelos nossos veterinários, vão avaliar, vão vacinar conforme manda o protocolo. Quando eles estiverem preparados, eles vão ser castrados e vão para as doações. A gente veio com um carro para levar os gatos e uma van que faz taxi dog e vai levar para a gente, junto com a outra protetora. A gente dividiu os custos. Daqui vai para a casa dela, para a ong, deixa a parte dela, e depois deixar para a gente. A van é climatizada não tem risco dos animais passarem mal no caminho.¨ pontua.

Após duas horas de resgate no local, todos os animais foram conduzidos a um lar provisório até que sejam doados.

Fonte: São Roque Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.