Instituto Anjos do Mar encontrou animais presos em redes de pesca — Foto: Instituto Anjos do Mar/Divulgação

Mais de 40 pinguins são encontrados mortos no Litoral Norte catarinense

Em Bombinhas, mais de 40 pinguins foram encontrados mortos na quinta-feira (22), conforme o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Na manhã desta sexta-feira (23), mais cinco animais em Itapema, um em Porto Belo e outro em Bombinhas foram localizados pelo Instituto Anjos do Mar.

VÍDEO: Instituto resgata pinguins no Litoral catarinense

Além dos pinguins, golfinhos, tartarugas e leões-marinhos foram recolhidos mortos pelos órgãos ambientais parceiros do PMP-BS, ainda sem balanço. O projeto e o Instituto Anjos do Mar afirmam que a mortandade pode estar ligada à diferentes fatores.

“Essa causa de morte dos pinguins está mais relacionada a uma causa natural, desses animais estarem bem magros e debilitados, com uma grande infestação de parasitas”, explica o coordenador do programa PMP-BS Jeferson Dick.

Pinguins foram encontrados nas areias da praia de Bombinhas — Foto: PMP-BS/Divulgação
Pinguins foram encontrados nas areias da praia de Bombinhas — Foto: PMP-BS/Divulgação

Para o diretor do Instituto Anjos do Mar, Marcelo Assumpção Ulysséa, o uso de redes feiticeiras também tem causado as mortes. “Redes ilegais de pesca no costão”, complementa o diretor, que encontrou animais presos nelas.

Em Bombinhas, os bichos foram achados em Mariscal, Quatro Ilhas e Canto Grande. É comum os pinguins nadarem em bandos, e também serem encontrados mortos em grupos, no mar ou nas areias das praias.

O PMP-BS atende praias de Santa Catarina até Laguna, no Sul catarinense. Pelo telefone 0800 642 3341, das 8h às 17h30, o morador pode acionar a entidade para recolhimento de animais mortos.

Moradores de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva e Jaguaruna também tem entrado em contato com o telefone, pela incidência de animais mortos na orla. No entanto, por não se tratar da área do PMP-BR, as fundações ambientais locais devem ser acionadas.

VÍDEO: Monitoramento de praias encontra mais de 40 animais mortos

Leão-marinho também foi encontrado morto no Litoral Norte catarinense — Foto: Instituto Anjos do Mar/Divulgação
Leão-marinho também foi encontrado morto no Litoral Norte catarinense — Foto: Instituto Anjos do Mar/Divulgação

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.