Matadouros holandeses ainda cozinham porcos vivos

Matadouros holandeses ainda cozinham porcos vivos
Porcos no caminhão. (Credito: guysky12345 / DepositPhotos - License: DepositPhotos)

Quase quatro anos após a indignação pública sobre porcos afogados vivos em água escaldante em matadouros holandeses, a prática ainda ocorre regularmente, relata RTL Nieuws com base em relatórios de inspetores da Autoridade Holandesa de Segurança de Alimentos e Produtos de Consumo (NVWA). Os relatórios também mostram que os inspetores da NVWA geralmente ignoram os abusos por um longo período, às vezes só escrevem relatórios depois de muito tempo, e que os matadouros às vezes ignoram as instruções da NVWA, de acordo com a emissora.

Os inspetores da NVWA elaboraram 21 relatórios de matadouros que violaram as regras de bem-estar no período 2019/2020. Embora isso não pareça muito, os documentos deixam claro que os inspetores muitas vezes esperaram muito tempo com muitos abusos antes de escrever um relatório.

Em cinco casos, os porcos foram colocados no tanque de escaldadura de água quente enquanto estavam vivos. “Lá, o animal foi gravemente queimado e acabou se afogando. Isso causa sofrimento desnecessário e evitável”, escreveu um inspetor em um relatório. Um tanque de escaldagem é um grande recipiente com água a 60 graus Celsius. Ajuda a remover o cabelo facilmente. Os porcos deveriam estar mortos antes de serem colocados neste tanque.

Em um caso, um inspetor descobriu que um matadouro não verificou adequadamente se os porcos foram abatidos corretamente. O funcionário responsável por isso estava no lugar errado e não conseguia “ver nada”, afirmou o relatório. O inspetor observou que eles discutiram isso com o matadouro “há meio ano”, mas nada mudou. “Eu dei uma semana. Nenhuma solução foi encontrada esta semana, e é por isso que estou escrevendo este relatório.”

Outro matadouro enfiou 91 porcos em um curral construído para 70. De acordo com o relatório, os porcos foram forçados a posições não naturais e não conseguiram chegar à água para beber. O inspetor disse ter encontrado “situações semelhantes às descritas acima” neste matadouro “várias vezes”. “Sempre indiquei que isso não era permitido. O matadouro ainda não tomou as medidas necessárias.”

Em outro caso, um inspetor da NVWA observou que um funcionário do matadouro não estava fazendo seu trabalho corretamente, levando a “sérios sofrimentos evitáveis” nos animais. O inspetor descobriu que o funcionário não possuía os diplomas exigidos para o trabalho e o trouxe para o supervisor. O supervisor disse que “não concordava com os regulamentos” e o homem continuou fazendo o trabalho, observou o inspetor.

Os relatórios também indicaram que vários abusos foram identificados com câmeras de vigilância em matadouros. Mas a organização de direitos dos animais Varkens in Nood acredita que isso não vai longe o suficiente. As imagens das câmeras de vigilância permanecem na posse dos matadouros, e os inspetores da NVWA precisam ir ao local para visualizá-las. Varkens in Nood quer supervisão obrigatória e independente com a NVWA assistindo a imagens de vigilância ao vivo de um local externo.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: NL Times


Nota do Olhar Animal: A forma como os animais são tratados é terrível e inaceitável, mas é apenas um AGRAVANTE em relação ao dano maior, naturalizado pela indústria “da morte” e aceito por muitas pessoas, que é o ABATE. O sofrimento imposto cotidianamente aos animais no transporte ou nas “linhas de produção” de carne não é menos repulsivo e imoral do que a violação do principal interesse dos animais, que é o interesse em viver. A produção não tem que dar melhores condições aos animais à espera da morte. Ela deve, sim, ser banida. O paladar dos humanos não é mais importante que a vida dos animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.