Milhares de pessoas protestaram em Madrid pedindo a proibição de festividades taurinas

Milhares de pessoas protestaram em Madrid pedindo a proibição de festividades taurinas
Momento do “tiro de largada” animalista na Puerta del Sol, antes da marcha contra as festividades taurinas. (Foto: VÍCTOR LERENA / EFE)

Milhares de pessoas se concentraram neste sábado na Puerta del Sol de Madrid, exigindo o fim das festividades taurinas. Entre os organizadores da manifestação, que também conta com a formação política PACMA, pediram urgência no processo de criação da ‘lei zero’ contra a tauromaquia, já proposta no Congresso.

A manifestação teve inicio às 17.00 horas com um ‘chupinazo animalista’ simbólico animado por um conjunto de tambores e pessoas com lenços verdes que repetiam o slogan ‘Missão Abolição’. Os participantes depois se dirigiram caminhando ao Congresso dos Deputados entoando o lema da convocatória e palavras de ordem como “essas arenas nós vamos fechar”, carregando faixas com a palavra ‘Não’, ‘Chega’ ou ‘Tourear, escola de crueldade’ e bandeiras de Espanha com o touro, e a palavra “vivo”, entre outras mensagens.

“Eles tem que compreender que isto não é nenhuma festa, é a vergonha nacional que arrasa totalmente qualquer outra coisa bonita que tenha nosso país”, explicou uma manifestante.

Antes do inicio do evento, porta-vozes da manifestação já asseguravam que “a tauromaquia está vivendo um dos seus piores momentos”. “Está acabada”, frisavam, enquanto a presidente do partido PACMA, Silvia Barqueros, enfatizava que “nenhuma sociedade deve permitir que o sofrimento e dor sejam motivos de festas”.

Apoio de personalidades

A chamada para a manifestação teve o apoio das atrizes Sara Sálamo, Clara Lago, Alexandra Jiménez , Angy que junto com Dani Rovira, participaram de um vídeo para divulgação do evento.

Além de pedir o fim de todos os festejos taurinos, que, segundo PACMA, “são vergonhosamente apoiados pelas administrações”, a organização política também lembrou que a proposta da norma ‘lei zero’, que já foi entregue ao Congresso dos Deputados e pretende que a tauromaquia seja proibida. Neste sentido, ressaltaram que mais de 150.000 pessoas os estão apoiando nesta iniciativa, que “agora será levada adiante” pelos partidos políticos com representação nas Cortes.

“Ninguém irá parar a defesa dos animais! ¡Nós viemos para ficar!”, concluiu a porta-voz do partido, que reiterou o compromisso do PACMA de “não parar até a abolição”.

Chupinazo = É o rojão que dá inicio a muitas festas na Espanha. Como um tiro de largada!!

Tradução de Flavia Luchetti

Fonte: elPeriódico

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.