Moda de esquiar fora das pistas perturba fauna alpina

Moda de esquiar fora das pistas perturba fauna alpina
O galo-lira preto, por exemplo, é um dos animais que correm perigo de vida por ficar fugindo dos esquiadores. Keystone / Anthony Anex

Os guardas-florestais suíços advertem que o esqui fora de pista pode colocar os animais alpinos em risco, especialmente nesta época do ano. As esquiadores deveriam respeitar as “zonas tranquilas” para a vida selvagem, mas muitos preferem pular a cerca.

No meio do inverno, os animais selvagens já esgotaram suas reservas de calorias e a fuga de esquiadores de passagem os coloca em perigo. Animais alpinos como o ibex, chamois, veados e galos negros estão particularmente em risco, mostra a televisão pública suíça RTS.

A reportagem da RTS toma o exemplo do galo-lira na estação de Champoussin, no cantão do Valais. Há muitas dessas aves perto das pistas que estão particularmente em perigo.

“Fugir três vezes ao dia a -10°C coloca a vida das aves em perigo porque elas têm muito poucas reservas de gordura”, disse Serge Mariéthoz, guarda-florestal do Valais, à RTS. “Elas ficam rapidamente exaustas, e as fêmeas podem ter dificuldade em pôr ovos e se reproduzir na primavera”.

Para proteger a fauna, “zonas tranquilas” foram designadas ao redor das pistas, mas nem sempre elas são respeitadas, relata a RTS. Tais zonas tranquilas para a proteção dos animais foram designadas em toda a Suíça, algumas das quais são obrigatórias e outras “recomendadas”. Somente nas zonas obrigatórias os guardas podem impor multas aos infratores, chegando às vezes a milhares de francos suíços para infratores reincidentes.

Nas zonas recomendadas, guardas como a Mariéthoz estão patrulhando os esquis para informar o público e conscientizar para que a vida selvagem possa passar este inverno com o mínimo de perturbação possível.

A moda ficou mais forte porque a pandemia do coronavírus provocou um aumento do número de esquiadores fora de pista e de cross-country, e muitos suíços se deslocam para as estações de esqui durante as férias de fevereiro.

Fonte: Swissinfo.ch

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.