Moradora denuncia abandono de mais de 10 gatos em Maceió (AL) e apela por adoção

Moradora denuncia abandono de mais de 10 gatos em Maceió (AL) e apela por adoção
Gatos foram abandonados dentro de residência. - Foto: Cortesia ao CM

Cerca de 20 gatos estão vivendo em situação de abandono dentro de uma residência localizada no Jardim Petrópolis, em Maceio. Ao Cada Minuto, uma moradora que preferiu não se identificar denunciou que gatos estão nesta casa desde que a idosa que morava na residência faleceu e apelou para que os animais sejam adotados.

“Era uma idosa que vivia sozinha na casa que era alugada e deixou 18 gatos que estão sendo ameaçados”, disse a denunciante. Segundo ela, os vizinhos se uniram para tentar alimentar os animais, já que o muro da residência é alto e eles não conseguem sair. “A situação está complicada. Antes o proprietário fez um buraco no portão e nós conseguíamos alimentar eles, mas agora o proprietário está sendo pressionado pelos vizinhos e como ele quer que os gatos vão embora, ele fechou o buraco do portão”, contou.

Porém, os gatos não saíram e a situação não foi resolvida. “Há gatos do lado de dentro e gatos do lado de fora. Existem muitos gatos que estão saudáveis e castrados”, disse.

A denunciante disse que mesmo com a ajuda de alguns vizinhos para incentivar a adoção dos gatos, algumas pessoas querem sumir com os animais. “Conseguimos até ração para eles e adoção para três, mas agora está complicado porque as pessoas querem que os gatos saiam de lá”.

Conforme a moradora, a presidente da Comissão de Bem Estar Animal da OAB/AL, Rosana Jambo, está ciente da situação, mas até agora nada foi feito.

Ao Cada Minuto, Rosana Jambo disse que assim como a moradora, a Comissão está empenhada em resolver o caso. “Não temos como arrumar abrigo de uma hora pra outra para os gatos. Nós até encontramos algumas pessoas interessadas, mas é preciso de mais tempo para encontrar abrigo para todos”, comentou.

A presidente da Comissão disse que o proprietário se disponibilizou em ajudar, abriu a casa para os moradores darem alimentação aos animais e fizessem a limpeza, mas “existem problemas em relação ao proprietário querer desocupar a casa e alugar”. “Eles precisam de novos lares, porém não acontece de um dia pro outro”.

Caso alguém tenha interesse em ajudar ou adotar algum dos gatos deverá entrar em contato pelo telefone: (82) 98887-5958.

Fonte: Cada Minuto 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.