Mulher que mantinha papagaios e tucano em gaiolas é encaminhada à delegacia, em Batayporã, MS

Mulher que mantinha papagaios e tucano em gaiolas é encaminhada à delegacia, em Batayporã, MS
Foto: Divulgação/PMA

Uma mulher de 57 anos foi denunciada ontem (8) por manter quatro aves silvestres ilegalmente em sua residência no centro de Batayporã. Policiais Militares Ambientais de Batayporã foram então ao local e confirmaram a denúncia. A equipe encontrou e realizou a apreensão de quatro aves, sendo três da espécie papagaio-verdadeiro e um da espécie tucano, que estavam presas em gaiolas.

A infratora (57) alegou que possuía as aves há mais de 15 anos. Ela foi encaminhada, juntamente com os animais e gaiolas apreendidos, à Delegacia de Polícia Civil de Batayporã e responderá pelo crime ambiental de manter aves silvestres ilegalmente em cativeiro e, se condenada, poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção. Ela também foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 15.500,00.

(Foto: Divulgação/PMA)

Batayporã está dentro da região do tráfico de animais silvestres, que em Mato Grosso do Sul, ocorre quase praticamente com o papagaio e, se as pessoas, insistem em manter animais silvestres em cativeiro, ajudam a manter o tráfico em evidência, pois se não houvesse para quem vender, os traficantes não teriam sentido em retirar os animais na natureza. Por isso, a Lei de Crimes Ambientais prevê as mesmas penas para quem cria ilegalmente e para o traficante.

Desde agosto, até dezembro, a PMA tem realizado todos os anos a operação Bocaiúva de prevenção e repressão ao tráfico naquela região, especialmente cuidando dos ninhos, para que os traficantes não consigam retirar os filhotes.

Fonte: Diário Digital

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.