Oito cachorros em situação de maus-tratos são resgatados de apartamento em Maceió, AL

Oito cachorros em situação de maus-tratos foram resgatados de um apartamento no Conjunto Residencial Maceió I, localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió. O resgate foi realizado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) na segunda-feira (11). De acordo com a equipe, os animais estavam em bom estado de saúde, mas em um ambiente sem nenhuma higienização.
VÍDEO: Oito cachorros em situação de maus-tratos são resgatados de apartamento em Maceió
A ação aconteceu após denúncias de moradores do conjunto. De acordo com a UVZ, eram sete fêmeas e um macho. Os animais estavam em um ambiente que cheirava mal, cobertos de sujeira e dejetos e não dispunham de água nem comida, configurando a situação de maus-tratos.
“A porta do apartamento encontrava-se entreaberta, o que favorecia a saída dos animais ao meio exterior. Este fato logo foi sanado por pessoas do residencial, que, com muito zelo, nos conduziram de volta ao interior do imóvel, onde foi realizado o resgate”, explicou o médico veterinário da UVZ, Kleber Nunes, que esteve no momento da operação.

Não há informações sobre o tutor dos animais ou o proprietário do apartamento, mas a UVZ informou que eles podem ser denunciados por maus-tratos de animais. A denúncia pode ser feita por qualquer cidadão na Delegacia de Crimes Ambientais. O crime de maus-tratos está previsto na lei federal de nº 9.605/98, que prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa.
De acordo com o gerente de Ações de Controle da Raiva, Wellington Diniz, os cães estão sob os cuidados da UVZ e, depois, estarão disponíveis para adoção.
“Os cães estão sendo bem alimentados em local separado, na UVZ. Eles serão avaliados clinicamente, testados para Leishmaniose Visceral Canina, vacinados contra a Raiva e, estando aptos à cirurgia após todos os exames, serão castrados e disponíveis à adoção”, explicou Wellington Diniz.
O gerente de Ações de Controle da Raiva lembra que a atribuição fundamental da UVZ é prevenir e controlar as zoonoses. “A UVZ realiza diversas ações para o controle de zoonoses, que são doenças transmitidas de animais para os humanos ou de humanos para animais. Nesse caso específico, os animais foram resgatados pela unidade por situação de maus-tratos”.

Disque Denúncia e Whatsapp
Em caso de denúncias de maus-tratos, abandono, pocilgas ou captura de animais errantes, a Unidade de Vigilância de Zoonoses pode ser acionada por meio do telefone (82) 3312-5485 ou pelo WhatsApp (82) 98882-8240. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 8h às 14h. Já o plantão acontece, também, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 18h às 22h, apenas pelo telefone fixo.
Fonte: g1