Onça grávida é achada morta amarrada e completamente carbonizada em vala em Roraima; VÍDEO

Onça grávida é achada morta amarrada e completamente carbonizada em vala em Roraima; VÍDEO
Onça foi encontrada completamente carbonizada no interior de Roraima. — Foto: Reprodução/Instagram/Diário Roraimense

A Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) informou nesta terça-feira (4) que investiga a morte de uma onça que foi completamente carbonizada em Roraima. O trabalho ocorre após um vídeo exibindo o animal ser compartilhado nas redes sociais. (Assista abaixo)

VÍDEO: Vídeo mostra onça grávida amarrada e completamente carbonizada em estrada

A onça estava grávida de dois filhotes, conforme análise do o biólogo e pesquisador da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Artur Alves.

“É possível ver dois filhotes que possivelmente possam ter passado por um aborto espontâneo nessa situação de vida ou morte [da mãe]”, disse.

No vídeo, a onça aparece em uma espécie de vala e amarrada com cordas. A pessoa que filmou narra a cena e afirma que o caso ocorreu em uma vicinal do Cantá, Norte de Roraima.

À reportagem, o comandante da Cipa, capitão Diego Correia, informou que a investigação acerca do crime ambiental está em fase de levantamento de dados por meio da inteligência integrada “para tentar compreender, buscar identificar e responsabilizar os autores”.

O vídeo teve repercussão no Instagram onde internautas lamentaram a situação criminosa. “Tem gente muito ruim mesmo. Meu Deus!”, comentou uma usuária, “Muita maldade”, descreveu outro.

A pedido do g1, as imagens foram analisadas pelo biólogo e pesquisador da UFRR, Artur Alves. Ele acredita que se trata de uma onça-parda, embora seja difícil identificá-la por conta do estado em que estava.

O pesquisador descartou a possibilidade de ser uma onça-pintada em razão tamanho do animal, que aparenta ter um porte menor, e por não ser possível ver as manchas no pelo, típicas da espécie.

Conhecida também por suçuarana, a onça-parda é o segundo maior felino do Brasil, podendo medir de 1,5 a 2,75 metros de comprimento e pesar de 22 a 70 quilos.

Amplamente distribuída em todo continente americano, a onça-parda também domina todos os biomas brasileiros, dos mais áridos aos mais vegetados. No Brasil, a espécie é considerada vulnerável e sofre com a expansão agrícola.

Formada por policiais militares, a Cipa é a Polícia Ambiental de Roraima e atua na proteção e prevenção da fauna e da flora.

Por Caíque Rodrigues

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.