Operação tenta salvar grupo de baleias cachalote encalhadas na Indonésia

Ativistas estão tentando salvar um grupo de baleias cachalote que encalharam nesta segunda-feira numa praia na província de Achém, na Ilha de Sumatra, na Indonésia. Segundo o diretor da secretaria de pesca da província, Nur Mahdi, dez animais ficaram presos em Ujong Kareng, atraindo a atenção de centenas de curiosos.

Em entrevista à Associated Press, Mahdi informou que cinco baleias foram resgatadas em poucas horas e levadas para zonas mais profundas com o apoio de barcos. Ativistas e equipes de resgate ainda tentam libertar os outros animais.

Segundo Mahdi, grupos de baleias encalham porque elas seguem um líder, e se ele se aproximar muito da costa, seja por motivo de doença ou outros, todos os animais acabam presos. A polícia tenta manter os curiosos afastados das baleias, que encalharam a apenas 15 metros da costa.

De acordo com Sapto Aji Prabowo, da Agência de Conservação de Recursos Naturais de Achém, ao menos duas baleias estão feridas, mas as equipes de resgate decidiram esperar pela maré alta para tentar rebocá-las para longe da costa.

— É melhor esperar pela maré alta, mas nós temos a consciência de que elas podem morrer — disse Prabowo, em entrevista à imprensa local.

Fotografias circularam nas redes sociais mostrando os animais encalhados cercados por centenas de pessoas. Para o resgate, cordas são amarradas ao corpo do animal para reboque com o uso de embarcações.

As baleias cachalotes estão entre os maiores animais do planeta, medindo cerca de 12 metros quando adultos, com peso de até 57 toneladas.

Fonte: Extra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *