Para impulsionar adoções, professores da Unic fazem ‘book’ de animais vítimas de abandono em Cuiabá

Para impulsionar adoções, professores da Unic fazem ‘book’ de animais vítimas de abandono em Cuiabá

Quem vê a Estopinha assim, não imagina a história dela, que foi resgatada pela ONG Cão Cuidado Cão Amor. Ela foi abandonada na beira do rio Cuiabá, com sinais de doença e maus tratos. Após duas semanas recebendo os cuidados necessários e tratamento adequado pelo grupo de protetores, uma surpresa: foi constatado que a cadelinha esperava um filhote, a Sofie. Desde então elas esperam juntas por um lar definitivo.

Assim como a Estopinha e a Sofie, há cerca de 280 animais disponíveis para adoção na ONG “Cão Cuidado Cão Amor”, localizada no bairro Goiabeiras, em Cuiabá. Na tentativa de ajudar os cães e gatos da ONG a encontrarem um lar, os professores Vinícius Appolari e Rogério Florentino, e a estudante Vitória Sobral, do curso de CST em Fotografia da Unic Pantanal, voluntariamente se uniram para a elaboração de um “book” com fotos humanizadas dos bichinhos. Os “modelos” foram animais vítimas de maus tratos ou abandono que estão à espera de adoção.

Estopinha, cão resgatado pela ONG
Estopinha, cão resgatado pela ONG

O coordenador de CST em Fotografia, Vinicius Appolari, afirma que além de contribuir para que os animais sejam adotados, a aula garante maior sensibilidade ao futuro profissional e fomenta o olhar crítico dos alunos. “O objetivo é instigar o estudante para que não se limite, pois, histórias devem ser contadas”, destaca.

A sessão de fotos durou quatro horas. Os registros mostram o quanto a vida dos bichinhos mudou. Cercados de amor e cuidados, todos estão curados e saudáveis. E, enquanto não são adotados, ficam em um lar temporário da organização social.

“Foi uma experiência muito gratificante. Desde criança fui incentivada pela minha família a respeitar, amar e cuidar dos animais. Eu sempre gostei muito de cachorros, tive vários e amo fotografia. Então uni as duas coisas para ajudar o pessoal da ONG nas doações”, conta a aluna, Vitória Sobral.

Sobre a ONG

Há seis anos, a professora Angela Furtado fundou a ONG “Cão Cuidado Cão amor”. Atualmente o espaço abriga 200 felinos e 80 cães. A arrecadação depende do empenho das fundadoras, dos parceiros, doações, além da realização de rifas e bazares, que tem toda a venda revertida ao abrigo.

Para Angela Furtado, a ação dos professores, bem como estudante do curso de CST em Fotografia da Unic Pantanal foi maravilhosa. “A iniciativa chamou a atenção e sensibilizou o público, pois as pessoas gostam de histórias. Além disso, as fotos trouxeram uma identidade para esses animais”, frisa.

“Quem quiser ser voluntário e conhecer de perto o trabalho que nós realizamos… eu costumo dizer que é um lugar de esperança. Quando o animal é resgatado, tem chance de sobreviver e ser curado. Tem a esperança de um novo lar e de uma família amorosa”, ressalta a cuidadora.

Aos que desejarem adotar e ajudar, seja com a doação de rações, medicamentos, produtos de limpeza e carinho, basta entrar em contato por meio do WhatsApp (65) 99962-2955 ou pelas redes sociais.

Fonte: O Livre

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.