Peixe mero é resgatado e reintroduzido ao mar em praia do litoral sul de Alagoas; VÍDEO

Um peixe mero – da espécie Epinephelus itajara – foi resgatado, nessa quinta-feira (28), por equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Biota de Conservação e do Projeto Meros do Brasil. O animal foi encontrado no litoral sul de Alagoas.
Segundo informações do Biota, o peixe, que mede 181 cm, foi encontrado encalhado na areia da praia. Logo após, uma equipe do Projeto Meros do Brasil foi acionada e constatou que o Mero ainda estava vivo. Recentemente, o animal teria desembarcado de uma pescaria.
No momento, os especialistas iniciaram o protocolo de encalhe e realizaram o procedimento de reintrodução do mesmo no mar.
Ainda de acordo com o Biota, para o resgate, as equipes precisaram fazer um furo na bexiga natatória (órgão que ajuda o peixe a regular sua flutuabilidade), ajudando o animal a imergir novamente.
“Os meros são peixes marinhos criticamente ameaçados de extinção e têm a captura proibida integralmente no Brasil desde 2002. Além disso, o beneficiamento, o transporte e/ou a comercialização do mero são crimes ambientais e infratores estão sujeitos à detenção, multa ou ambas as penas cumulativas”, explicou o Biota.
Por Rayssa Cavalcante
Fonte: Gazetaweb
Nota do Olhar Animal: Os indivíduos de espécies em extinção recebem um tratamento que todos os demais animais deveriam receber. Lamentavelmente, o critério da senciência é desconhecido ou meramente desrespeitado pela maior parte dos ambientalistas, inclusive autoridades públicas.