Peixes são encontrados mortos no Rio Teles Pires em MT e usina diz que animais são recolhidos para perícia

Peixes são encontrados mortos no Rio Teles Pires em MT e usina diz que animais são recolhidos para perícia
Peixes são encontrados mortos no Rio Teles Pires — Foto: TVCA/ Reprodução

Várias espécies de peixes foram encontradas mortas por pescadores, no Rio Teles Pires, na região de Itaúba, a 599 km de Cuiabá.

A empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Sinop disse ter comunicado a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) sobre o caso e retirado os peixes do rio. Segundo a empresa, os peixes e depois devem passar por perícia para que seja identificada as causas da morte.

A Sema informou que o órgão acompanha o enchimento do reservatório e a usina já foi notificada para resolver o problema. A mortandade dos peixes e a qualidade da água também estão sendo monitoradas.

Ainda de acordo com a empresa responsável pela usina, assim que obteve autorização dos órgãos necessários envolvidos no licenciamento do empreendimento, foi iniciado o enchimento do reservatório e que esse processo é controlado e existem equipes responsáveis por monitorar qualquer variável ambiental.

O objetivo é identificar eventuais incidentes e tomar as medidas necessárias para solucioná-los. Conforme a empresa, houve reforço de funcionários especializados para ajudar no monitoramento e que vai investigar o caso e tomará medidas legais e socioambientais para solucionar o problema.

Um vídeo que mostra os peixes mortos foi registrado por um morador de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, que aproveitou o último fim de semana e também o fim da piracema para pescar. Entre as espécies de peixes estão traíra, corvina, pintado, pacu.

No vídeo dá para notar que a água também está bem escura, em uma tonalidade marrom.

Por Everton Medeiros, TV Centro América

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.