PM resgata mais de 160 tartarugas presas em sacos e prende grupo por crime ambiental em Roraima

PM resgata mais de 160 tartarugas presas em sacos e prende grupo por crime ambiental em Roraima
Tartarugas são resgatadas na região do Baixo Rio Branco — Foto: Divulgação/PMRR

Cinco suspeitos, dois homens, um 38 anos e outro de 33 anos, e três jovens, um de 21, e dois com 23 anos, foram presos nesse sábado (20) com mais de 160 tartarugas no Baixo Rio Branco, zona rural do município de Caracaraí, no sul de Roraima.

Os suspeitos caçavam os animais há cerca de uma semana com o objetivo de comercializar. Os cinco foram presos por crime ambiental, informou a Polícia Militar. A ação foi feita pela Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa).

Segundo a Cipa, os homens estavam em uma canoa e dentro da embarcação os policiais encontraram um saco com quatro tartarugas. Os suspeitos indicaram outro ponto onde foram encontradas mais 157 tartarugas dentro de sacos, espalhados perto de um barranco, na margem esquerda do rio Branco.

Alguns animais, segundo a Cipa, estavam com ferimentos na região do pescoço e no casco. Nesse local, os policiais encontraram também uma rede de malha usadas para a captura das tartarugas, além de motores e outra canoa.

Animais foram devolvidos à natureza — Foto: Divulgação/PMRR
Animais foram devolvidos à natureza — Foto: Divulgação/PMRR

A área onde as tartarugas foram capturadas é uma região de desova para reprodução da espécie, que é a tartaruga da Amazônia. Segundo a Cipa, a espécie ameaçada de extinção.

Os animais foram soltos, os objetos foram apreendidos e os cinco envolvidos foram conduzidos e levados para Delegacia da Polícia Civil em Caracaraí para as providências cabíveis.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.