Polícia apura 30 denúncias de maus-tratos contra animais na Grande Belém

Polícia apura 30 denúncias de maus-tratos contra animais na Grande Belém
Para as denúncias procedentes, serão tomadas as medidas necessárias que competem a Demapa para investigação e responsabilização criminal. Foto: Talison Lima/Ascom PC

Uma força-tarefa da Polícia Civil foi montada nesta quinta-feira (14) para apurar 30 denúncias anônimas sobre crimes de maus-tratos praticados contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, em Belém e Ananindeua, na Região Metropolitana. A ação coordenada pela Delegacia de Proteção Animal, vinculada à Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), contou com apoio de peritos da Polícia Científica (PCEPA) e servidores da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) do Governo do Pará.

“Reunimos nossas equipes para intensificar as apurações de denúncias de maus-tratos na Grande Belém. Nosso objetivo é zerar as denúncias através do Disque Denúncia 181, e a participação da população é fundamental para a responsabilização criminal de quem pratica crime contra os animais”, disse o delegado Dilermando Tavares, diretor da Demapa.

Diligências – As frentes de trabalho foram divididas em três equipes, compostas por cerca de 25 servidores atuando na Operação. Policiais civis, peritos da Polícia Científica, estagiários e servidores da Seac deram apoio nas apurações. Em um endereço situado na Cidade Nova I, em Ananindeua, uma tutora foi advertida sobre a atual sujeira no entorno do quintal, local onde o cão de oito anos vive. A cena se repetiu por mais nove locais visitados.

De acordo com o delegado Leandro Lima, titular da Delegacia de Proteção Animal (DEPA), durante toda a ação foram identificados dois casos de maus-tratos a animais, os quais os tutores foram intimados para esclarecimentos. Também foram orientados a adequações 10 locais visitados e 18 denúncias são improcedentes.

“Com esse trabalho conseguimos visitar vários pontos da Belém e Ananindeua. Em alguns casos foram constatadas a necessidade de adequação melhor cuidado com cães e gatos, além de limpeza na área em que os animais residem, atualização de calendário de vacinação e alimentação. A análise feita pelos peritos veterinários constatou dois casos de maus-tratos, com a presença de fezes, urinas e de mato alto no local, o que, segundo os policiais, causa desconforto e estresse aos animais”, contou o delegado.

Cuidado – Durante a fiscalização, foi feito trabalho preventivo de orientação para melhoria das condições dos animais. Equipes da SEAC ofereceram gratuitamente apoio social com doação de ração, medicamentos e atendimento médico veterinário.

“Ações como essa valorizam a causa animal e demonstram o valor que ela representa para o Governo do Pará. Com essa parceria estamos ofertando, dignidade e bem estar não só para os animais, mas também para os tutores, que em alguns casos, apresentam vulnerabilidade social prejudicando a saúde do animal”, reforçou o secretário Igor Normando.

O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, destacou que a instituição atua diariamente no combate aos crimes contra os animais, zelando pelo cuidado e bem estar dos pets.

“Esta é uma ação integrada a várias ações unidas à Demapa. Fazemos um apelo à sociedade para proteger nossos animais e não permitir maus-tratos. Essa é nossa bandeira. Que os animais tenham cada vez mais o carinho e a proteção que merecem”, acrescentou o gestor.

Às denúncias procedentes serão tomadas as medidas necessárias que competem a Demapa para investigação e responsabilização criminal.

Fonte: Diário do Pará

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.